quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESCOLA DE ALCOUTIM - Construção arranca este ano


(PUBLICADO NO JORNAL DO ALGARVE DE 25 DE JULHO DE 1985)
Ponte sobre a Ribeira de Cadavais em 1985. Foto JV.
A construção da Escola Secundária de Alcoutim deverá ter início no final deste ano, esperando-se que as aulas possam funcionar no ano lectivo de 1987/88 – disse ao nosso jornal o presidente do município.

A obra deveria já ter sido colocada a concurso, mas divergências surgidas quanto à sua localização fizeram adiar o processo.

Neste momento, segundo revelou Manuel Cavaco (que há dias teve uma reunião em Lisboa, na Direcção-Geral das Contribuições Escolares, para tratar do assunto), o projecto está ultimado, ficando concluído em Setembro. No mês de Outubro prevê-se a abertura do concurso público para adjudicação da empreitada e até ao fim do ano, ou no início de 1986, prevê-se o começo dos trabalhos, que se prolongarão por um período de 12 a 18 meses.

“O problema está desbloqueado e o local está confirmado” – disse o presidente da Câmara.

Capacidade para 300 alunos

A escola cujo projecto consubstancia uma tipologia diferente das actuais, com dois blocos separados, terá capacidade para cerca de 300 alunos, ficando preparada para ampliação futura.

O custo da obra está estimado em 94 mil contos e, para este ano, encontra-se inscrita uma verba de 10 mil contos no Orçamento Geral do Estado.

Este investimento está inserido no Programa de Desenvolvimento Integrada do Nordeste Algarvio, que está em execução.

A nova escola evitará a deslocação diária dos alunos do concelho para Vila Real de Santo António.

A sua localização em Alcoutim levantou alguma polémica no seio do próprio município e em Martinlongo, cujos habitantes reivindicaram para esta freguesia a implantação da escola em virtude de a população escolar ser aí em maior número.

J. Vitorino propõe comissão

Entretanto, o deputado do PSD José Vitorino entregou em 11 de Julho um requerimento na Assembleia da República em que solicitava ao Governo um esclarecimento sobre se este tenciona nomear de imediato uma comissão que possa decidir com rapidez por uma justa localização da Escola de Alcoutim.

No requerimento, o deputado considera ser evidente que “a localização adequada e lógica da Escola é em Martinlongo, e isto sem considerar o sul do concelho de Mértola”.

Depois de afirmar que os  alunos da zona de Martinlongo (num raio de 15 km) são 218 e os de Alcoutim apenas 68, José Vitorino adianta ainda a recusa do seu partido em “discutir o assunto em termos políticos”.

Por fim, o parlamento algarvio questiona o Ministério da Educação sobre se “é ou não intenção do Governo nomear de imediato uma comissão que, sem pressões políticas de qualquer espécie, possa decidir com rapidez e em definitivo por uma decisão quanto à localização da Escola naquela zona serrana”.