domingo, 7 de abril de 2013

Navio de carga "Alcoutim"


Na secretaria da Câmara Municipal de Alcoutim existia, nos finais da década de 60 do século passado, pendurado numa parede a fotografia de um barco que eu presumo ser este. Penso que não havia qualquer texto explicativo e perguntar algo sobre ele seria descabido já que ninguém sabia explicar-me o brasão de armas da Vila. Desconheço o destino de tal quadro.

Se é este o barco que estava representado, o que tenho algumas dúvidas, tratava-se de um navio de carga construído em Vancouver, Canadá em 1943.

Adquirido pela Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes de Lisboa, é reconstruído em 1946 pela Companhia União Fabril, no Estaleiro Naval da A.P.L., em Lisboa e registado na Capitania do porto de Lisboa, em 16 de Janeiro de 1947, com o nº G 484.

Tinha um comprimento de 134,56 m, boca máxima de 17,38 e um calado à proa de8,15.
O peso bruto é de 10.526 toneladas e tem uma capacidade de 14 395 m3.

Com uma máquina que desenvolvia uma potência de 2500 cavalos, alcança uma velocidade máxima de 11 nós.

A tripulação compunha-se de 35 elementos.

Certamente que o nome dado teria sido uma homenagem à pequena vila ribeirinha na margem do Guadiana.

A actividade marítima esteve sempre muito ligada aos alcoutenejos, possivelmente devido ao seu contacto diário com as águas do Guadiana, rio que potenciava a sua existência.

Foram imensos os mancebos que escolheram a Marinha quando tiveram de cumprir o seu serviço militar e alguns acabaram por seguir essa carreira, alcançando muitos o oficialato.

_________________________________________

http://navios.no.sapo.pt/naviosc.html

http://bordolivre.no.sapo.pt/set_out2002/pag4_45&46.htm

htt://naviosenavedaores.blogspot.pt