terça-feira, 30 de abril de 2013

Herdade da Corte Velha

Corte Velha, 1972. Foto de JV
Desconheço a quem pertence esta herdade mas penso que parte ou no todo será propriedade dos descendentes do médico Dr. João Francisco Dias, natural do concelho de Castro Marim, freguesia de Odeleite e da pequena povoação de Corte Velha.

Pertenceu à Real Capela de Nª Sª da Conceição, na vila de Alcoutim a quem teria sido doada em época que desconheço.

O dado mais antigo que possuo é de 1826, pois nesta altura pagava de décima 2.160 réis.

O prof. Trindade e Lima num dos seus escritos, afirmou: Das abas do concelho de Castro Marim, que deitam para a Foupana, veio um ano à feira de Alcoutim um velho e abastado lavrador. Encontrou meu pai, e como eram conhecidos, com ele travou conversa. Meu pai, como era seu costume, fez a apologia da necessidade de os homens se instruírem. Dizia ele:- Os pobres ficam mais ricos e os ricos ficam mais protegidos contra os reveses da fortuna. Se a roda desta desanda, a sua cultura ajuda-os a ganhar a vida em qualquer parte e em qualquer circunstância. Ouviu, convenceu-se e decidiu-se o velho lavrador. Voltando a sua casa, na Corte Velha, disse para o filho: Eu quero que os meus netos vão estudar.
Acabam com esta decisão os ócios de um filho do lavrador e começou, então, propriamente, a vida do saudoso doutor João Francisco Dias. (1)

Este abastado lavrador era, segundo creio, Manuel Francisco Dias, avô paterno daquele que veio a ser o distinto médico Dr. João Francisco Dias. (2)

A herdade que em título referimos estava aforada em 1851 a José Dias que se apresenta com o seu filho Francisco na Câmara (proprietária da Real Capela) pretendendo que fosse feito um novo aprazamento a favor de seu filho, passando o foro para mais dez alqueires de trigo, o que ficou a constituir o foro anual de oitenta alqueires.

Foi lavrada então nova escritura de aforamento, pelo tempo de três vidas, sendo a primeira a do dito Francisco, este indicará a 2ª e esta a 3ª.

O foro veio a ser remido em 7 de Novembro de 1878, tendo sido entregue pelo Administrador do Concelho seis inscrições de dívida pública que totalizam 1.900 réis e provenientes daquela alienação. (3)

As hoje designadas Corte Velha e Corte Nova eram por essas alturas conhecidas por Cortes de S. Tomé.
_________________________________________

(1)     “ Um Médico Exemplar: o Dr. João Francisco Dias”, Trindade e Lima, Revista O Século  (?) . Tomámos conhecimento deste artigo na barbearia do Sr. João Madeira (Ricardo), onde se encontrava exposto. Não nos soube dizer o título da Revista e muito menos a data.

(2) - Assento de baptismo nº 33, de 2 de Maio de 1899, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim. O padre que o ministrou, Augusto Octaviano Rafael Pinto, tinha ligações familiares à vila de Alcoutim.

(3)) - Acta da Sessão da C.M.A. de 31 de Outubro de 1878.