sexta-feira, 5 de abril de 2013

Foices e foicinhas



Esta alfaia agrícola, ainda que já não tenha a importância que teve, é um verdadeiro símbolo do trabalho campesino.

Como é sabido, na nossa língua o ditongo oi substitui-se de uma maneira geral por ou, sendo assim, diz-se foice ou fouce.

Naturalmente, aos exemplares mais pequenos chamam-se foicinhas ou foicinhos.

Trata-se de um instrumento formado por duas partes, uma barrinha curva de ferro ou de aço e com gume serrado.

Na extremidade que não é curva é embutida por um cabo de madeira que se destina a poder efectuar o seu manejo.

Utiliza-se para ceifar ou segar, isto é a cortar as searas maduras. Tendo sido Alcoutim um concelho cerealífero teve grande importância local, tanto no seu uso como no fabrico.

Sobre a sua feitura e técnica já o nosso colaborador Gaspar Santos se pronunciou neste espaço com um interessante texto (*) que enriqueceu o nosso conhecimento, pois a única coisa que sabíamos era ter existido uma afamada fábrica artesanal de foices. A técnica é-nos explicada por este colaborador. Enquanto em Alcoutim eram feitas com uma única barrinha, os concorrentes utilizavam duas, pois se as fizessem só numa, partia-se com muita frequência.

Havia em todo o concelho várias fabriquetas de foices e se a memória não nos falha, a última a funcionar foi em Corte Serranos, freguesia de Martim Longo, isto já depois da nossa presença em Alcoutim.

Ao picar a foice, ou seja construir o serrilhado que ficava sempre virado para cima, determinava o seu uso ora por dextros ora por esquerdinos. Havia de vários tamanhos sendo as dos homens maiores. As pequenas, como já dissemos, chamavam-se foicinhas ou foicinhos destinavam-se ao corte de erva para os animais.

A mudança tecnológica para a ceifa mecânica obrigou naturalmente ao fecho destas pequenas fabriquetas, pois se o uso da foice não acabou, reduziu-se drasticamente.

_________________________________

(*) - Vide Blogue ALCOUTIM LIVRE, post de 3 de Julho de 2009 – A Fábrica de Foices de Alcoutim – Qual o segredo da sua tecnologia??