sábado, 2 de março de 2013

Zimbro

http://floresdoareal.blogspot.pt/2011/02/juniperus-phoenicea.html

Zimbro ou zimbreiro é arbusto ou pequena árvore espontâneo em Portugal, de folhas pontiagudas e o fruto umas bagas doces e aromáticas.

É própria da faixa costeira da região mediterrânica. A floração tem lugar no mês de Fevereiro.

Existe no concelho de Alcoutim, principalmente junto aos pequenos ribeiros e barrancos, onde os terrenos se tornam mais frescos pela proximidade da água.

Contrariamente ao que acontece em outros lugares, os alcoutenejos nunca utilizaram os seus pequenos frutos para dar sabor a bebidas obtidas por destlilação, como a aguardente.

Desaparecido boqueirão com padieira
de zimbro. Foto JV
Os frutos têm muita vitamina C pelo que deve de haver cuidado na sua ingestão.

Mezinha utilizada em Alcoutim e hoje desaparecida, era a preparação de um chá, mas com um número controlado de frutos, segundo a nossa informadora, o que se conjuga com o que tecnicamente está indicado. Facilitava o urinar.

Isto conjuga-se com o que está cientificamente indicado, ou seja um bom desinfectante e curativo das vias urinárias.

Quando os animais estavam doentes era hábito esfregá-los com um pau de zimbro verde na barriga, indo das pernas para as mãos. Presume a minha in-formadora que pudesse ter efeito nos intestinos dos animal e fazê-los obrar.

Segundo parece, o que os alcoutenejos mais apreciavam no zimbro era a rijeza e durabilidade da sua madeira. Eu, ainda que conhecesse o nome da planta não a sabia identificar e muito menos as suas utilizações.

Palheto
Ao procurar conhecer e interpretar as construções locais, uma das coisas que me chamou a atenção foi o lintel usado em portas e janelas, tanto de habitações como de palheiros. Se numas encontrava um grauvaque comprido (localmente designado por pedra viva) a servir de verga ou padieira, noutras via-se madeira a executar essa função. Hoje, já é raro verificar essas circunstâncias, mas ainda conheci muitas construções com tais características. Perguntei naturalmente porquê madeira que apodreceria com facilidade?

Quando não se conseguia arranjar uma pedra viva com jeito, procurava-se encontrar paus de zimbro e quando isso não fosse possível recorria-se ao zambujo ou zambujeiro.

Pisador (pilão)
Informaram-nos então que o zimbro além de ser muito rijo durava tanto como a pedra! E em relação ao xisto isso não é difícil de acontecer devido à sua fácil fracturação.

Foram-nos então mostrar algumas padieiras com zimbro e que têm tantos anos que eles não sabem quantos!

Numa altura em que se vivia do que se produzia e do que a terra tinha, com-preende-se melhor a situação.

O zimbro não “bicha” pois o bicho não entra com ele, foi a última achega!

Pelos mesmos motivos era utilizado para fazer palhetos e “pisadores” (pilões) que se utilizavam na confecção das refeições com a função de mexer, o primeiro e pisar, o segundo.