quinta-feira, 28 de março de 2013

Revolução de 1851 - Regeneração

Marechal Saldanha
Em 1849 Costa Cabral volta a assumir a presidência do ministério. Saldanha entra em colisão com ele, já então Conde de Tomar, sublevou algumas tropas mas não encontrou as adesões que esperava pelo que resolveu retirar-se para Espanha.


Aproveitando um novo movimento no Porto, o Marechal volta ao Reino, lidera o movimento e entra triunfante em Lisboa no dia 13 de Maio de 1851. A Rainha demite Costa Cabral e o seu gabinete e encarrega Saldanha de formar novo ministério.

Também este movimento não passou despercebido em Alcoutim, pois cinco dias após a entrada em Lisboa de Saldanha, realizou-se sessão extraordinária na Câmara Municipal lembrando que Sua Majestade a Rainha havia aceitado o movimento levantado pelo ínclito Marechal  Duque de Saldanha nas províncias do Norte e que o movimento tem sido aplaudido em todo o Reino.

Nestas circunstâncias cumpria também a Alcoutim dar “público testemunho de acatamento, adesão e respeito a Sua Majestade Fidelíssima, a Rainha” e de que “gostosos seguimos o movimento do Nobre Duque de Saldanha”.

O Administrador do Concelho levanta VIVAS a Sua Majestade a Rainha, à Carta Constitucional e ao Nobre Duque de Saldanha.