quinta-feira, 7 de março de 2013

Réplica de Santa Justa (Alcoutim) no Brasil?


A Internet possibilita coisas impensáveis não há muitos anos. Como tudo na vida tem a vertente boa e a vertente má. Quem a utiliza é que lhe dá o tom.

No A.L. não existe espaço para comentários mas temos o nosso endereço electrónico para quem nos deseje contactar e manifestar-se.

Neste sentido e como já o dissemos, tem aparecido recen-temente correspondência quase sempre oriunda de não al-coutenenses, pois estes, os que tinham de o fazer, já o fizeram.

Fazem-me várias abordagens de tipos completamente diferentes e a todos vou respondendo dentro das minhas possibilidades, umas ajudando, outras sem isso nos ser possível fazer.

Recebi recen-temente um e-mail oriundo do Brasil em que um cidadão daquele país me solicitava a indicação onde poderia adquirir uma imagem de Santa Justa, afirmando que já o tinha procurado em vários lugares do Brasil e mesmo na Internet e sem resultado. Encontrou sim um nosso artigo sobre a Capela de Santa Justa que leu e lhe causou interesse.
Capela de Santa Justa. Desenho de JV, 1990

Resolve por isso vir junto de nós numa tentativa de resolver a situação dizendo que possui uma propriedade rural designada por Fazenda de Santa Justa, no município de Miracema, no Estado do Rio de Janeiro e nela está construindo uma capelinha onde gostaria de ter uma imagem daquela invocação.

Respondi-lhe dizendo que desconhecia onde poderia encontrar tal imagem mas se desejasse podia enviar-lhe uma fotografia com boa resolução da imagem de Santa Justa existente na Capela de sua invocação no concelho de Alcoutim, acompanhada da sua descrição técnica e em face disso encontraria certamente um artista que lhe fizesse uma réplica.

Respondeu-me dizendo que aceitava a oferta e nestes termos cumpri o prometido.

Teve a amabilidade de nos enviar três fotografias que representam edifícios recentemente recuperados da mesma propriedade.



Estas fotografias têm muito de Portugal, segundo a nossa opinião.

O quintalão lajeado como as eiras no norte de Portugal que entre outras utilizações é lugar de secagem, aqui penso que para o café, pelo menos nos primórdios da fundação da Fazenda; a telha de canudo em telhado de quatro águas, o telheiro, o gradeamento de madeira com uma configuração muito vulgar em casas do centro e norte de Portugal, sendo destas regiões que saíram para o Brasil muitos dos emigrantes, ainda que saibamos que houve na zona uma forte corrente originária de Itália.

O beiral que é suportado através de tábuas, ainda se pode ver na região norte de Portugal.

Até o amarelo-torrado e o verde-escuro lá estão como por cá ainda acontece, nomeadamente no sul do país.

Fomos procurar saber alguma coisa sobre Miracema.

A colonização do território é atribuída a D. Ermelinda Rodrigues Pereira, um nome que nos parece bem português, e que parece ter acontecido por volta de 1846.

Muitas famílias de mineiros acorreram a esta zona de solos muito produtivos, principalmente de café, transformando-se em pequenos fazendeiros cujas famílias se foram fixando e proliferando.

A par do café cultivavam arroz, milho e feijão. Após a quebra do café é introduzida e desenvolvida a cultura do algodão e da cana do açúcar. A criação de gado leiteiro e o cultivo do café, milho e feijão são consideradas actividades complementares e de subsistência.

A Fazenda de Santa Justa foi das primeira a ser fundada na região e pertenceu, além de outras, a Bernardo Homem da Costa que foi Juiz de Paz em Paraíso do Tobias.

O edifício sede da Fazenda deve ter sido construído por volta de 1870 e passou ao filho do Juiz de Paz, Bernardo Alves da Costa.

Arroz, milho e algodão eram então as culturas principais.

Na década de 60 a Fazenda de Santa Justa foi vendida a Paulo Lima Barros que a transferiu a Décio Pereira Lima e com o seu falecimento é seu filho o actual proprietário. (1)

Aqui fica este breve apontamento para que os alcoutenejos saibam para onde foi a fotografia da imagem de Santa Justa existente na povoação a que deu o nome, freguesia de Martim Longo, concelho de Alcoutim e que poderá ter uma réplica na Fazenda de Santa Justa, município de Miracema, Brasil.

O ALCOUTIM LIVRE cumpriu assim mais uma das suas missões.

(1) www.institutocidadeviva.org.br