domingo, 31 de março de 2013

Processos Políticos do Reinado de D. Miguel


Com edição em 1972 esta recolha de sumários de processos políticos do reinado de D. Miguel é obra de Jorge Hugo Pires de Lima, constituindo, primeiramente, uma Separata do “Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Vol. XXVIII (1967).

Este volume foi composto e impresso nas oficinas da “Coimbra Editora, Limitada”.

É de 1402 o número total dos processos apresentados, o que demonstra bem o exaustivo trabalho realizado.

Aparece gente de todo o país e de todas as condições sociais, encontrando-se também muitos estrangeiros, como espanhóis franceses e ingleses.

O índice toponímico comporta Alcoutim com quatro entradas referindo os Acontecimentos revolucionários do Algarve, Manifes-tações sediciosas e Partidários do regime liberal.

O Prior de Alcoutim, José Joaquim Cavaco, que veio a ser cónego da Sé de Faro, o espanhol Sebastião Garcia Barroso e o P.dre. Valentim Timóteo da Conceição Aleixo, coadjutor da Paróquia que veio a estar preso na Torre de S. Julião da Barra são indicados como liberais.

Na devassa aberta em todo o Algarve em virtude dos acontecimentos ocorridos em Maio de 1828, foram pronunciados, entre muitos, o Governador da Praça de Alcoutim, Coronel Francisco Carneiro Homem Sotto Maior e o Tenente do Regimento de Artilharia nº 2., Isidro da Costa Leite, Governador Interino da mesma Praça.

Adquiri a obra numa Feira de Velharias em 2005.