sexta-feira, 8 de março de 2013

Abastecimento antigo de água


O título da Câmara Escura de hoje é o que o  autor lhe deu quando teve a amabilidade de nos enviar, do seu país, um valioso conjunto de fotos que capetou em Alcoutim em 1965.

Tirou a fotografia o Dr. Eckart Frischmunth a quem não passou despercebido este quadro cheio de tipicidade da vila na época e que quis levar consigo, compartilhando-o agora com todos nós.

Quando o nosso colaborador, Eng. Gaspar Santos escreveu neste espaço sobre os aguadeiros em Alcoutim, não conseguimos obter uma fotografia deste tipo.

A foto, como reconhece facilmente quem conheceu o local, é tirada na antiga Praça da República.

Em lugar de apanhar dois automóveis que na altura seriam escassos por ali, fotografa dois burros, um, trazendo o homem que veste à maneira do campo, que por sua vez traz de arreata outro burro carregado de cântaros de zinco, contendo água e colocados em cangalhas duplas de ferro, pelo que transportava quatro cântaros.

O fotógrafo aproveitou o ângulo, que não apanha mais ninguém, em frente de um edifício bem típico de Alcoutim, casas baixas com portas e sem janelas, se a memória não me falha em toda a fachada só havia uma janela, telhado de telha de canudo e beiral ao gosto regional.

É um quadro obtido pela sensibilidade de um estrangeiro e que representa a vivência alcouteneja em meados do século passado.

O autor apanhou a mudança para o fornecimento de água ao domicílio.