domingo, 10 de março de 2013

40 anos a escrever sobre Alcoutim!

JV. Caricatura
Passam hoje 40 ANOS que escrevo sobre Alcoutim.

O primeiro texto foi publicado no nº833 do JORNAL DO ALGARVE de 10 de Março de 1973 e teve por título Lembrando o Dr. João Francisco Dias no 18º Aniversário do seu falecimento.

A partir daí, nunca mais parei, com maior ou menor frequência, tendo em atenção os conhecimentos adquiridos e a disponibilidade para o fazer.

Primeiro em jornais e revistas, depois em livros e opúsculos. Por fim, neste espaço que caminha para o 5º ano de existência que conta com cerca de 1375 “postagens” sendo a grande maioria da minha autoria.

Se nem sempre o fizemos da melhor maneira, algumas teremos alcançado esse objectivo como provam as citações de ordem técnico-científica já encontradas em muitos trabalhos, incluindo teses de doutoramento.

O objectivo é e será sempre divulgar ALCOUTIM E O SEU CONCELHO com VERDADE por esse MUNDO fora, sem basófias e sem qualquer interesse pessoal, de ordem económica ou de qualquer outro tipo.

O lema é servir ALCOUTIM e não SERVIR-ME de ALCOUTIM.

Apresentamos os 24 volumes já escritos sobre Alcoutim e o seu concelho, faltando 2 que se encontram para encadernar. Dezasseis dizem respeito ao ALCOUTIM LIVRE e neles estão incluídos os textos valiosos dos colaboradores.

Quantos mais ainda escreveremos?