segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alcoutim, 1964 - 66


Pequena nota

Hoje é dia de festa para o ALCOUTIM LIVRE que se internacionaliza com a colaboração de um cidadão alemão que viveu em Alcoutim cerca de dois anos isto numa altura que em todo o concelho seria caso inédito, o que hoje não acontece.

Foi o estudo e a investigação que o levou a Alcoutim onde foi bem recebido e se enquadrou com facilidade como demonstram as palavras que escreveu para este espaço, o que muito nos honra.

Deixou por aqui amigos que recorda e o recordam com saudade. Eram outros tempos!

Lembra no seu interessante texto que apenas sofreu uma pequeníssima rectificação, como nos solicitou, as Festas de Alcoutim, que até indica o período da sua realização, a “Chegada da camioneta de Beja”, o facto diário mais importante que ocorria na vila e até o Campeonato do Mundo de 1966, realizado na Inglaterra e em que Portugal se classificou em 3º lugar.

O Dr. Eckart Frischmuth Seevetal completou a sua formação universitária em Geologia e encontra-se na situação de reformado, vivenda no seu país.

Teve a amabilidade de nos enviar uma série de fotografias sobre Alcoutim que iremos publicar espaçadamente na nossa rubrica Câmara Escura, muito procurada pelos nossos visitantes / leitores.

Aqui deixamos o nosso profundo agradecimento ao Dr. Eckart Frischmuth pela amabilidade que tem dispen-sado ao ALCOUTIM LIVRE

JV

 

  
Escreve

Eckart Frischmuth



Minha surpresa e alegria foram grandes quando li o artigo por acidente no "Alcoutim Livre" em 2013/01/02, sobre a minha estadia no Algarve.

Com grande gratidão, lembro-me dos bons tempos em Alcoutim e da hospitalidade extraordinária dos Alcoutenejos.

A população, especialmente os jovens, abriu-me com paciência e humor o acesso ao idioma Português. Então, poderia começar o meu doutoramento em Portugal com afinco e concluí-lo com sucesso na Alemanha.

Durante uma longa residência no Brasil com espanto o sotaque regional foi notado.
Atualmente falta-me a prática no idioma Português.

Lembro-me com alegria a época festiva em setembro no cais de Alcoutim.

Eu também gostei dos tempos da chegada da camioneta de Beja - Vila Real de Santo António pelas 5 horas da tarde, pois havia sempre novidades.

Existem muito poucas fotos deste período: uma mostra-me com o meu amigo José Cavaco no Castelo de Alcoutim em 1964 (ver foto).


Naquela altura fazíamos uma longa viagem pela Serra até Martim Longo para acompanhar jogos importantes da Copa do Mundo na Inglaterra através da TV sem complicações.

Uma olhada no mapa mostra que Alcoutim e a paisagem circundante mudaram muito. E as muitas fotos bonitas da Internet sobre Alcoutim fazem-me muito curioso!


Postado por Eckart Frischmuth Seevetal / Alemanha em fevereiro de 2013


N.B. A bonita fotografia com que o texto é iniciado é de autoria do Dr. Eckart Frischmuth tirada do Castelo de São Marcos (Sanlúcar do Guadiana) notando-se em primeiro plano as duas eiras eliminadas para se construir um novo bairro e sem adulterar a vila medieval que se mantém, pelo que me é dado ver, sem adulterações.
A foto é propriedade do alcoutenejo José Madeira Serafim, um dos amigos de Eckart Frischmutl.