domingo, 9 de dezembro de 2012

Abelharuco


Abelharuco, abelheiro, abelhuco, barranqueiro, melharoco ou milheiros são alguns dos nomes que toma esta ave da família dos meropídeos que se alimentam principalmente de abelhas.

É bastante comum no sul da Europa e no norte de África e em terrenos abertos.

Tem plumagem de várias cores entre as quais castanho claro e escuro, amarelo, azul claro, verde, vermelho, além do preto e com a característica de serem brilhantes.

Em Portugal, é o Alentejo e regiões confinantes que procura, encontrando-se principalmente nas regiões de Évora, Elvas, Barrancos, Mourão, Castro Verde e Mértola e como tal em Alcoutim. Também é comum nas rias de Alvor e Formosa, assim como na Reserva de Castro Marim.

Tem um chamamento muito característico.

As espécies são mais de duas dezenas e classificam-se em dois géneros: a que nidifica na Europa e no Norte de África e migra para o Sul deste continente e a exclusivamente africana que nidifica na região do Cabo, migrando para o Norte e Centro deste continente.

As migrações têm lugar no período da reprodução.

A alimentação tem por base os insectos (abelhas e vespas) como o próprio nome indica, não lhe passando despercebidas as térmitas e os gafanhotos. As presas são caçadas em voo altos mas antes das ingerirem extraem-lhe o ferrão.

Vivem em colónias, mas algumas espécies em casais isolados. Os ninhos são feitos nas margens dos rios, onde escavam em túnel e as posturas contêm entre dois a seis ovos, os filhotes recebem cuidados dos progenitores no ninho durante um mês e depois durante cerca de três semanas.

É uma ave de tamanho médio e de cauda comprida.

A existência desta ave em Alcoutim foi-nos indicada pelos colaboradores Gaspar Santos e Amílcar Felício. Este último informou-nos que sobrevoavam a vila em bandos a altura considerável e que nidificavam para os lados do Pego do Corvo, na Ribeira de Cadavais, onde se deslocava para as poder observar mais de perto.
___________________________________

Aves de Portugal e Europa., Bertel Bruun, Hákan Delin e Lars Svensson, 22ª Edição, 1995
Atlas das aves nidificantes em Portugal – (1999 – 2005), ICNB, 2008