segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Rancho dos Guerreiros"


 
Esta fotografia foi-nos amavelmente cedida com o rótulo “Rancho dos Guerreiros”.

Admitimos que a fotografia tivesse sido tirada em meados da década de 50 do século passado.

Entre outros significados, rancho é um grupo de pessoas com tarefas semelhantes, especialmente de trabalhos agrícolas e também grupo folclórico que se dedica à música, ao canto e à dança. É neste sentido, segundo pensamos, que este grupo foi organizado, não para continuidade mas para uma actuação específica, aparecendo mesmo, no primeiro plano um acordeonista.

Pelo que nos têm contado, nas primeiras festas da vila houve batalha de flores no rio em frente da vila e também na praça, o que mobilizou a mocidade local e vizinha que na altura era pródiga.

Os trajes fazem lembrar os usados no litoral algarvio, pelo que nos é dado verificar no usado por alguns grupos folclóricos daquela região.

A fotografia é, certamente, tirada nos Guerreiros do Rio e até nos parece que a habitação que lhe serve de fundo é aquela que apresentamos, como bem restaurada, no recente texto que aqui publicámos sobre a mesma povoação.

Já nessa altura a frontaria não era caiada de branco, tal como ainda hoje acontece, tendo assim, sido respeitada, possivelmente, a cor original.

Estes jovens com sangue na guelra são hoje gente na casa dos oitenta e alguns já não andarão por cá, como é natural.

Estariam talvez esperando pelos barcos para os transportar a Alcoutim, pois nessa altura para sair dali só de barco ou de burro!