terça-feira, 20 de novembro de 2012

Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do Algarve



No formato de 22X21,5 cm em bom papel, comportando 225 páginas e numa edição da Delegação Regional do Sul da Secretaria de Estado da Cultura, 1988, constitui um valioso trabalho de recolha e inventariação temática do que se tem escrito sobre o Algarve.

Começa o trabalho por uma relação alfabética de ESTAÇÕES, SÍTIOS E ACHADOS COM INTERESSE ARQUEOLÓGICO; FREGUESIAS E CONCELHOS A QUE PERTENCEM, passando depois para a BIBLIOGRAFIA RESPECTIVA, ordenada, naturalmente, por concelhos e ordem alfabética.

A parte seguinte diz respeito à BIBLIOGRAFIA propriamente dita, indicando os autores e os locais onde foram publicados. A parte final indica os artigos ou notícias não assinadas e termina com a relação das PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS CONSULTADAS.

Foi através deste trabalho que tive conhecimento de vários artigos publicados sobre Alcoutim e o seu concelho, ainda que não me tivesse sido possível encontrar muitos deles.

São várias dezenas os topónimos que a relação apresenta entre as páginas 49 e 52. São muitos os autores que dedicaram alguns dos seus trabalhos a Alcoutim.

Seis dos primeiros dos meus trabalhos, ainda que modestos, fazem parte desta inventariação.

A equipa de investigação bibliográfica foi constituída por jovens licenciados com o suporte dos arqueólogos Mário Varela Gomes e Rosa Varela Gomes e do seu rigor científico.