quarta-feira, 14 de novembro de 2012

D. Pedro de Meneses, 1º Marquês de Vila Real e pai do 1º Conde de Alcoutim


Era filho de D. Fernando de Noronha, que devido ao casamento com D. Brites de Meneses, 2ª Condessa de Vila Real passou a usar Meneses.
 
Casou em Santo Tirso de Riba de Ave com D. Beatriz, filha do 2º Duque de Bragança a 6 de Agosto de 1462.

Por carta de D. Afonso V de 3de Junho de 1445 foi feito Conde de Vila Real, o 3º deste título e por deferência ao seu avô materno, do mesmo nome, o do ALEO, pelos serviços prestados, nomeadamente, no norte de África e em Ceuta de que foi o 1º Capitão durante 23 anos e onde faleceu. D. Fernando, seu pai que sucedeu ao sogro, capitaneou-a oito anos, tendo igualmente lá falecido.

Foi nomeado Capitão de Ceuta tal como tinham sido seu pai e avô, sendo-lhe dado também o governo da cidade como o exerceram os Infantes D. Henrique e D. Fernando podendo nomear para todos os ofícios da cidade. Foi-lhe facultado aunda poder deixar ou nomear a capitania a qualquer seu filho ou irmão, o que lhe foi confirmado em 16 de Janeiro de 1467.

A Duquesa de Bragança, D. Constança, sua tia, institui-o seu herdeiro.

Foi feito por D. João II Conde de Ourém por carta de 27 de Fevereiro de 1489 e a 1 de Março do mesmo ano elevado a 1º Marquês de Vila Real.

Foi Senhor de Almeida e de muitas terras principalmente na zona das Beiras e pensava possuir as ilhas Canárias que o Infante D. Fernando pretendeu comprar-lhe.

Foi alcaide-mor de Leiria.

Durante a batalha do Toro coube-lhe a missão de proteger D. Joana, a “Excelente Senhora”.

Assistiu ao juramento do Príncipe D. Miguel, primogénito de D. Manuel, no Mosteiro de S. Domingos de Benfica em 7 de Março, ano em que veio a morrer já velho na cidade de Lisboa.

Do casamento nasceram seis filhos, sendo cinco varões, a saber: D. Fernando de Meneses, primogénito, que sucedeu ao pai, sendo 2º Marquês de Vila Real e foi também 1º Conde de Alcoutim, D. António de Noronha, 1º Conde de Linhares (Título Antigo), D. Henrique de Meneses que casou com D. Maria de Meneses, D. Diogo de Noronha, Comendador-mor da Ordem de Cristo, D. João de Noronha, Prior de Santa Cruz de Coimbra e D. Joana de Noronha que casou com D. Afonso, 8º Condestável de Portugal.
 
Além destes, D. Pedro de Meneses teve mais sete filhos bastardos.

Morreu em 1499.
_______________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira

Dicionário Ilustrado da História de Portugal, Publ. Alfa, II Volume, 1985
 
Nobreza de Portugal, Editorial Enciclopédia, Lisboa, 1960

Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses (Coord. Barroso da Fonte) Guimarães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.