sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cama de ferro de "cruz de altar"


 
Mais um modelo que foi muito usado no concelho de Alcoutim e de que restam alguns exemplares como é este o caso.

As peças principais ou seja a “cabeceira” e os “pés”, que são completamente iguais no tamanho e no feitio, são diferentes nos modelos que já apresentámos, pois a parte superior não termina em linha recta, existindo um abaulamento considerável na parte central e isto para a colocação do elemento mais significativo ou seja uma cruz de forma um pouco estiolada protegida por um arco de volta inteira que acompanha o abaulamento da peça e que sugere um altar. Talvez, por isso, este exemplar está pintado a “oiro” como acontece muitas vezes em igrejas e capelas, pelo menos nas antigas, já que as modernas obedecem a outra concepção.

Este modelo também é provido como outros de bolas de metal nas suas extremidades.

Além disso, o resguardo das duas peças principais é feito por barrinhas cilíndricas de ferro todas trabalhadas em curvas.

Pensamos que seria um modelo destinado a pessoas mais crentes e talvez, por isso, e alicerçando a nossa análise pode ver um terço colocado na cabeceira.

Este modelo bem preservado possui ainda a mais-valia de ter como coberta uma linda colcha regional de carapulo, possivelmente feita no concelho, o que já não é possível há muitos anos.

Mais uma peça que faz parte da riqueza etnográfica do concelho.