sexta-feira, 5 de outubro de 2012

D. António de Noronha, 1º Conde de Linhares (Antigo) e irmão do 1º Conde de Alcoutim


Teria nascido por volta de 1464, sendo o filho secundogénito de D. Pedro de Meneses, 1º Marquês de Vila Real e de D. Beatriz de Bragança, já que o primogénito foi D. Fernando de Meneses, 2º Marquês de Vila Real e 1º Conde de Alcoutim.

Casou em 1484 com D. Joana da Silva Ayala, filha do 1º Conde de Portalegre.

É feito Conde de Linhares por carta de D. João III datada de 13 de Maio de 1532,passada em Setúbal, para cuja concessão se esforçou o irmão D. Fernando de Meneses, Conde de Alcoutim.

Foi Senhor de Algodres, Pena-Verde e Fornelos, desempenhando as funções de Alcaide-mor de Linhares, então concelho e hoje freguesia de Celorico da Beira.

Castelo de Linhares
 
Escrivão da Puridade do rei D. Manuel e de D. João III. Foi o último Comendador de Prado, pois esta Comenda da Ordem de Cristo foi anexada ao Convento de Tomar.

Combateu os Mouros, tendo governado a praça de Ceuta durante algum tempo em substituição de seu pai.

Do seu consórcio nasceram oito filhos, os seis primeiros varões. Os três primeiros morreram ao nascer.

Ficou como herdeiro do título D. Inácio de Noronha, que nos primeiros tempos deu mostras de grande inteligência e de bom guerreiro em África, acompanhando o pai.

Depois de casar com D. Isabel de Ataíde, filha de D. Vasco da Gama, Almirante das Índias e1º Conde da Vidigueira, veio a entrar em grande depravação que reconhecia mas de não se conseguia livrar apesar das ajudas do Rei e do pai. Por tal motivo renunciou a favor de seu irmão, D. Francisco de Noronha, o título que lhe competia.

A esposa separou-se, recolhendo ao Mosteiro de Santa Clara de Lisboa.

Parece que D. Inácio recuperou alguma dignidade no fim da vida.

Faleceu em 1 de Março de 1551 com oitenta e sete anos e ficou sepultado, com a esposa, que lhe sobreviveu três anos, no Mosteiro de  S. Bento de Xabregas em magnífica sepultura.

_____________________________________

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Edição (fac similada da de 1948) QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História, 2007, Vol. V

Dicionário Ilustrado da História de Portugal, Pulbicações Alfa, 1985, I Vol.

Wikipédia, a enciclopédia livre


Quem é quem – Portugueses Célebres, (coord. Leonel de Oliveira), Círculo dos Leitores, 2008