sábado, 6 de outubro de 2012

Aproveitamentos Hidráulicos Romanos a sul do Tejo

O Escaparate de hoje apresenta este importante trabalho assinado por António Carvalho Quintela, Professor Catedrático de Engenharia Civil, João Luís Cardoso, Mestre em Geologia de Engenharia e José Manuel Mascarenhas, Doutor Engenheiro em Biogeografia e Ordenamento, que como o título indica, se refere aos aproveitamentos hidráulicos efectuados pelos Romanos a sul do Rio Tejo.


É dividido em 6 partes, ressaltando para o interesse dos alcoutenejos a 4. INVENTÁRIO E CARACTERIZAÇÃO DAS BARRAGENS ROMANAS EM PORTUGAL, nomeadamente, no seu ponto 4.3.15 Barragem do Álamo (Alcoutim) onde nas páginas 94 /98 é referida em todos os seus aspectos acompanhados com adequados desenhos.

As fotografias a preto e branco encontram-se no final do livro e das 128 apresentadas 4 (nºs 53 a 56) dizem respeito à Barragem do Álamo.

Como acontece sempre nestes trabalhos, é importante a BIBLIOGRAFIA apresentada que nos sugere outras pistas.

A edição que teve lugar em Novembro de 1986 com uma tiragem de 2000 exemplares é da responsabilidade da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos (Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais – Ministério do Plano e da Administração do Território).

Comporta 236 páginas de 15,8X23,5 cm e teve execução técnica de Gráfica Europam, Lda.