terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dr. Tito de Bourbon e Noronha


Este médico formado pela escola Médica do Porto e que exerceu a sua actividade clínica durante um mês no concelho de Alcoutim em 1885 e onde, no seu dizer, tudo faltava, deixou escritos alguns textos que ilustram bem como era Alcoutim naquele tempo.

Já aqui reproduzimos um desses textos que constitui uma verdadeira relíquia literária sobre os típicos casamentos de Alcoutim, nessas alturas.

Além da descrição do casamento, lembramo-nos de memória da descrição da viagem que efectuou até chegar a Alcoutim, da recepção que teve, da acção do Juiz de Paz com treinos diários para poder assinar a documentação, do pormenor da água do poço, da descrição da moura encantada que constituía a bela irmã do Presidente da Câmara, da refeição típica que lhe serviram (pensamos que foi um jantar de grão que naturalmente não gostou por falta de hábito), o calor da primeira noite, a consulta da rapariga e muitas mais situações.

Grande poder de observação, uma enorme riqueza de vocabulário, espírito realista e sarcástico proporcionaram-lhe escrever desta forma.

Vem este ligeiro apontamento a propósito da descoberta feita, pelo menos, por dois descendentes, um bisneto residente em França desde 1961 e um filho deste, consequentemente trineto, que teve a amabilidade de me enviar um e-mail em francês, agradecendo o que o ALCOUTIM LIVRE publicou sobre o seu antepassado.

O bisneto teve a mesma amabilidade, escrevendo, contudo, em Português.

Ainda que não seja a primeira vez que nos surgem situações destas, várias têm acontecido, congratulamo-nos com o facto que comprova um dos princípios que nos nortearam quando criámos este espaço. – LEVAR O VERDADEIRO ALCOUTIM AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO!

Esta é a nossa recompensa.