quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alcoutenejos confraternizam


(PUBLICADO NO JORNAL DO ALGARVE DE 3 DE JULHO DE 1986)

Realizou-se em 15 de Junho, no Parque Desportivo da Verdizela, cedido pela Câmara Municipal de Setúbal, o VI Convívio dos Naturais do Concelho de Alcoutim.

Depois de um início titubeante, como é natural, os “Convívios” têm vindo a aumentar de ano para ano, tanto no número de convivas como no seu programa, constituindo uma assinalável manifestação de bairrismo.

Provas de atletismo, campeonato de malhas, corridas de sacos e futebol de salão, no aspecto desportivo, uma exposição fotográfica sobre o concelho, de autoria do alcoutinense, Dr. João Dias e uma palestra sobre o livro “Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio”, pelo autor, Ascensão Nunes, constituíram a parte cultural.

Sardinhas e febras assadas na brasa, além de merendas do concelho e das redondezas da capital, originaram o tradicional convívio a que se seguiram as “variedades”.

Foi calculada a presença de mil e duzentas pessoas, com algumas centenas vindas do concelho.

Presente, a convite, Duarte Moura, autor de um recente livro de contos intitulado “Guadiana” e onde alguns retratam a vila e arredores e os seus costumes.

Duarte Moura exerceu a actividade em Alcoutim, por volta da década de trinta.

Presença indispensável e habitual foi a do Presidente da Câmara, Manuel Cavaco Afonso e de outros autarcas.

Fez-se venda do livro “Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio”, autografado pelo autor, cujo produto reverteu a favor da novel Associação de Bombeiros de Alcoutim.

Pequena nota

Estive presente neste convívio a convite do agora colaborador do AL, Eng. Gaspar Santos que teve a amabilidade de me conduzir ao mesmo.

Tive então oportunidade de conhecer o trocar impressões com Duarte Mouro e lembro-me de também ter sido nesse local que estive pela última vez com João Baltazar Guerreiro que tinha ido ao “Convívio” com o Dr. João Lopes Dias.
JV