sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A rubrica "Condes" e o seu movimento


Iremos hoje abordar o movimento verificado no TEMA acima referido que viemos a criar neste espaço e que pensamos se justifica, ainda que o seu desenvolvimento esteja, naturalmente, limitado.

O certo é que já publicámos 26 mensagens sobre este assunto, umas mais próximas, outras mais afastadas, mas que acabámos por incluir no mesmo lugar.

Se é verdade que só houve seis condes de Alcoutim, as “postagens” já vão em 26, o que significa que tivemos que procurar outras personalidades ligadas com esta família que tinha a jurisdição civil e criminal da vila e do castelo de Alcoutim.

Assim, vamos apresentar as cinco mensagens mais procuradas especificamente e por ordem decrescente:

1º - D. FERNANDO DE MENESES, 1º CONDE DE ALCOUTIM (2009.04.03)

2º - D. LUÍS DE NORONHA E MENESES, 6º E ÚLTIMO CONDE... (2009.08.18)

3º - D. MARIA FREIRE DE ANDRADE, 1ª CONDESSA DE ALCOUTIM (2009.04.03)

4º - D. BRISTES DE LARA (E MENESES) (2010.11.29)

5º - JOÃO FREIRE DE ANDRADE, SENHOR DE ALCOUTIM (2009.03.09)

A 1ª posição é ocupada e a grande distância da 2ª pela nota biográfica do 1º Conde de Alcoutim. É, entre todas até agora publicadas, uma das mais procuradas. Curiosamente, o 6º e último Conde de Alcoutim aparece na posição seguinte.

A procura verificada parece-nos ter alguma justificação, se nestes assuntos se pode ter opinião.

D. Maria Freire de Andrade, 1ª Condessa de Alcoutim, que com a sua beleza e segundo consta, conquistou do seu “castelo” o 1º Conde, aparece compreensivelmente na 3ª posição muito próximo da 2ª.

D.Brites de Lara (e Meneses) filha do 4º Conde de Alcoutim e neta dos 1ºs. ocupa a posição seguinte.

Muito ligada à cidade de Aveiro onde fundou o Mosteiro de Jesus e onde ficou sepultada, viveu cerca de 40 anos na cidade.

O quinteto fecha com João Freire de Andrade, Senhor de Alcoutim e que foi genro do 1º Conde, D. Fernando de Meneses.

No seu primeiro consórcio ligou-se a D. Isabel de Meneses, filha de D. Pedro de Meneses, 1º Capitão de Ceuta, o do ALEO. Consequentemente, o seu genro era descendente colateral desta Senhora.

Para terminar esta pequena análise, diremos que a mensagem menos procurada, apenas 4 vezes, foi a de D. Miguel de Meneses, o único Conde de Alcoutim que não foi a Ceuta!