sábado, 22 de setembro de 2012

A Escultura de Madeira no Concelho de Alcoutim no séc. XVI ao séc. XIX


Dos primeiros trabalhos que conheço e o primeiro na temática abordada dedicado ao concelho de Alcoutim.

De formato A/5 (15X 21 cm) está dividido em três partes que abordam O ambiente artístico no concelho de Alcoutim do séc. XVI ao séc. XIX, A escultura de madeira e Conclusões.

Importante o Apêndice (Arquivo Paroquial de Martinlongo) que  apresenta o catálogo dos livros manuscritos, inventário organizado dentro da técnica que oferece grande ajuda a quem pesquisa e permite um controlo sobre as existências.

Está classificado em cinco partes correspondendo à letra A - Rol de Confessados de Martinlongo, B – Livros de visitas e decretos da igreja matriz de Martinlongo, C – Livros de distribuição da igreja matriz de Martinlongo, D – Livro da Receita e da Despesa da Fábrica da igreja matriz de Martinlongo, incluindo as suas confrarias e E – Livros de crismados, casamentos, testamentos e outros actos importantes na vida religiosa da freguesia de Martim Longo.

Segue-se um Inventário da escultura de madeira no concelho de Alcoutim, que engloba 12 RETÁBULOS e 72 IMAGENS identificados e tecnicamente classificados, completado com as respectivas fotografias a preto e branco.

Editado pela Comissão de Coordenação da Região do Algarve, Faro, 1985, são seus autores Francisco Lameira e Manuel Rodrigues.

O trabalho foi-me oferecido com dedicatória pelo primeiro dos autores, o que muito agradeci.