quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quadros da vida rural alcouteneja [2]






Escreve

M Dias




UMAS PAPAS DE MILHO E UMA MÃO CHEIA DE FIGOS

Continuando a recordar quadros da vida rural alcouteneja, ocorrem me de vez em quando, doces memórias de muitos alimentos que hoje pomposamente apelidamos de biológicos!
Quão felizes nós fomos nesse tempo com a nossa alimentação verdadeiramente biológica! Alimentos biológicos, consumidos na época própria, sem conservantes, edulcorantes, corantes e outros que tais! Não tínhamos é verdade a quantidade de proteínas animais necessárias a uma correcta alimentação para quem está a crescer, (a carne era escassa e o leite insuficiente). Mas, o organismo humano adapta-se com facilidade aos vários ambientes e compensa carências de alguns nutrientes com outros de valor equivalente, por vezes até com vantagens. Assistimos quase diariamente a conselhos e orientações médicas no sentido de reduzirmos o consumo de sal, gorduras, açucares, excessos que nos conduzem a patologias muito frequentes até nas crianças como a diabetes, a obesidade as perturbações do sono, enfim....doenças a que o distinto médico (já falecido) Dr. Emílio Peres, no seu livro “As origens da doença humana” designou da abundância.


Voltando aos alimentos biológicos e à alimentação saudável da minha infância e adolescência, confesso que muito gostaria de ainda poder comer sardinhas assadas com gaspacho que o sardinheiro (nome dado ao homem que uma vez por semana chegava ao monte com as ditas quase ainda a saltar na canastra), as caldeiradas de deliciosos peixes do rio e da ribeira, as açordas belíssimas e cheirosas com os coentros fresquinhos da horta e os ovos acabados de tirar do galinheiro, as sopas de tomate, com peixe ou com ovos, os jantares de grão ou feijão com couves, as batatas saborosas que se comiam guisadas até mesmo sem mais acompanhamento, as sopas de pão com o almece que eu e os meus irmãos disputávamos acerrimamente a quantidade de “borregas” (restos do queijo) que caberia a cada um, e de tantos outros repastos que não refiro por já ser longo o meu relato. Mas como referi no título, que bem nos sabiam e a quantidade de calorias, e outras coisas boas que continham, umas boas papas de milho e uma mão cheiinha de figos!