terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pequena análise sobre a colaboração de Gaspar Santos



O alcoutenejo, Eng. Gaspar Martins Santos, acedeu a meu pedido e de bom grado colaborar neste espaço, até porque manifestou sempre gosto pela escrita, tendo exercido em jovem e na vila de Alcoutim o lugar de correspondente de jornais, pelo menos de O Século, como aqui já deixou referido.

Havia colaborado, que eu saiba, na revista municipal Alcoutim e principalmente no Jornal do Baixo Guadiana onde já publicou 18 artigos quase todos de cunho alcoutenejo.
 
No ALCOUTIM LIVRE onde nunca há falta de espaço e a Liberdade de Opinião é a sua maior virtude, já leva até hoje 57 publicações, praticamente todas sobre o seu concelho natal, nomeadamente, a Vila que o viu nascer.

Depressa o eco dos seus textos começaram a chegar por e-mails ou por conversas telefónicas, quando não em conversações ocasionais, principalmente, nas minhas então frequentes idas ao concelho de Alcoutim.

O seu tipo de escrita, as abordagens e opiniões motivaram o interesse de muitos dos nossos leitores que não deixam passar nenhum artigo em branco.

Gaspar Santos escreve “MEMÓRIAS” e artigos de sentido técnico relacionados com a sua formação académica e profissional.

Visto só eu ter, na qualidade de Administrador, acesso aos números fornecidos irei referir os cinco mais procurados, e isto não significa lidos, pois estes números apenas dizem respeito e como não podia deixar de ser aos que foram directamente procurados.

O mais procurado foi O CELEIRO DE ALCOUTIM (21.05.2011) a distância considerável do segundo que foi A SOCIEDADE DOS CAIXÕES (03.09.2011) ocupando muito próximo a terceira posição A FÁBRICA DE FOICES DE ALCOUTIM (03.07.2009) e ATRIBULADA PESCA AO CANDEIO (11.03.2010).

O 5º lugar, já com uma diferença considerável, é ocupado por UMA VIAGEM PELA E N 122 EM 1945 – COMO ERAM AS CAMIONETAS (25.03.2010).

Claro que isto tem o significando que tem, não passa de uma estatística, que muitas vezes é sugestionada pelos títulos ou alguma das suas palavras que ao serem colocadas nos motores de busca dão origem ao aparecimentos dos textos.

Como é óbvio conheço os artigos publicados e ainda que todos tenham o seu interesse há sempre uns tantos que nos chamam mais a atenção, mas esta atenção é variável de pessoa para pessoa.

As mostras mais recentes são naturalmente menos conhecidas e é bem provável que daqui a uns meses, se o AL se mantiver, haja alterações no número de visitas.

Gaspar Santos, que desde há muitos anos me honra com a sua amizade, foi colaborador deste espaço desde a primeira hora e mostra-se tão interessado nele como eu.

A mais-valia que lhe acrescentou é inquestionável. Com colaboradores deste quilate, é possível construir algo em prol de Alcoutim o do seu concelho.

Um aspecto de Alcoutim. Foto JV