domingo, 29 de julho de 2012

Revolução de Setembro de 1836


A Rainha D. Maria II
Após a instituição do liberalismo, as lutas internas não acabaram. A Carta e a Constituição dividem os liberais.

A 9 de Setembro de 1836 deflagrou uma revolução com o fim de abolir a Carta Constitucional e fazer proclamar a Constituição de 1820.

Desembarcaram no Terreiro do Paço os deputados oposicionistas ao Governo e vindos vindos do Norte. Recebidos por apaniguados, manifestam-se mais de 6 mil pessoas com foguetório e bandas. Pouco depois batalhões da Guarda Nacional aderem ao movimento, acontecendo o mesmo às tropas destinadas a defender o Governo. É assim imposta à rainha a Constituição de 1820, formando-se um Governo chefiado pelo 4º Conde de Linhares que acaba por durar menos de dois meses.

Conde de Linhares
Passos Manuel sobraçava a pasta do Reino e Sá da Bandeira era responsável pelas da Fazenda e dos Estrangeiros.

Bastaram cinco dias para que se realizasse uma Sessão Extraordinária na Câmara de Alcoutim, com o objectivo de fazer a aclamação da Constituição do Ano de 1820 com a presença da municipalidade, juntamente com o clero, nobreza e povo e o Governador Militar (interino). Na sessão ordinária do dia 22, lavrou-se o auto de juramento. Então como agora, houve quem tivesse aclamado a Carta e depois a Constituição!

Significa isto que Alcoutim, nesta altura em que os meios de comunicação eram muito deficientes, estava mais próximo do Terreiro do Paço do que está hoje!