quarta-feira, 18 de julho de 2012

Boa paragem!


A foto  de hoje, à primeira vista, parece não ter qualquer justificação, mas se pensarmos bem, por detrás destas paredes em ruínas, certamente que existe uma história para contar de que conhecemos apenas uns leves traços que nos chegaram por via oral.

Ainda conhecemos o modesto edifício com portas e telhado e em estado razoável de conservação e indicaram-nos que ali era a Boa Paragem.

Este edifício é único e foi construído junto da estrada mais antiga do concelho ou seja, a que liga a vila de Alcoutim à aldeia do Pereiro desde a década de 70 do século XIX.

Na década de 40 do século passado sofreu um alargamento e alguns ajustamentos no seu percurso e com o consequente alcatroamento.

Situa-se do lado esquerdo da estrada Alcoutim – Martim Longo, um pouco antes do entroncamento à direita para a povoação de Tacões.

No edifício, além de habitação, funcionava uma pequena tasca onde se vendia um copo de vinho ou um cálice de aguardente. Havia um poço perto e uma horta que cobriam necessidades primárias.

O isolamento do edifício acabava por ser ponto de encontro de várias paragens para quem se dirigia, por exemplo, para o Balurco vindo do Pereiro e para quem se deslocava nos seus animais para os trabalhos agrícolas nas propriedades que possuíam aqui e ali.

O local proporcionava um pouco de descanso para as pessoas e animais que tinham também a oportunidade de matar a sede com a água do poço, enquanto os donos davam dois dedos de conversa e tomavam um copo fumando uma cigarrada.

Desta circunstância teria nascido o nome de BOA PARAGEM e estamos convencidos que assim continuará a ser designado mesmo que já não restem as paredes. É topónimo que vai ficar.

À medida que o trânsito motorizado ia aumentando o de animais ia diminuindo na razão inversa.

Os proprietários começaram a sentir o decréscimo dos seus rendimentos, venderam os bens e seguiram numa leva de colonos para Angola.

Segundo consta e é natural, por ali também se faziam negócios de contrabando, o que era comum a todo o concelho.

A última actividade clandestina que ali teve lugar foi, segundo dizem, o de engajamento de emigrantes clandestinos para França.

Aqui fica o pouco que pensamos saber sobre a BOA PARAGEM.