terça-feira, 5 de junho de 2012

O chuveiro de folha



A água canalizada às habitações no concelho de Alcoutim chegou bem tarde, à Vila em 1965 e depois do 25 de Abril às aldeias sedes de freguesia ou seja, Pereiro, Giões, Martim Longo e Vaqueiros.

Alguns ans passados foi a vez do saneamento básico contemplar outras aldeias aqui designadas por montes, como aconteceu com Pessegueiro, Balurcos, Cortes Pereiras, Santa Marta, Santa Justa, Barrada, “Montes do Rio”, Farelos e Clarines.

Depois eliminaram-se os fontanários que forneciam água às pequenas povoações, levando-se, que eu saiba, sem qualquer projecto, a água aos domicílios com o pagamento de taxas fixadas quanto aos “ramais” e outras.

O hábito generalizado era tomar banho em banheiras ou alguidares de folha zincada, recorrendo às cargas de água que os aguadeiros iam vendendo pela vila, recolhida no Poço das Figueiras.

Nas aldeias e nos “montes” onde as condições eram inferiores, recorria-se muito aos poços onde se lavavam como podiam, tirando a água com o caldeiro. No Verão utilizavam o rio, as ribeiras e os barrancos nos pegos que iam ficando.

O chuveiro que a foto apresenta foi considerado uma grande inovação e passou a ser utilizado aqui e ali, onde se conseguia melhores condições de escoamento.

A chegada da água ao domicílio veio, naturalmente, provocar grandes transformações acompanhando o passo do país.

O CHUVEIRO DE ZINCO MARCOU COM DIGNIDADE UMA ÉPOCA DE TRANSIÇÃO.