domingo, 3 de junho de 2012

Novamente Futebol "Internacional" há mais de 50 anos!


Pequena nota

O Amílcar Felício mandou-nos os seus comentários à fotografia que publicámos e cedida pelo alcoutenejo José Madeira Serafim.

Como os nossos leitores sabem o nosso colaborador aplica sempre na sua escrita o grande sentido de humor que possui.

À distância de 50 anos, naturalmente, que existem trocas, ainda que não saibamos quem tem razão e isso pouco interessa.

A análise futebolística aos “jogadores” que procura ter por protótipo jogadores de fama (não se libertou do seu benfiquismo) ainda que para isso fosse buscar o actual rei dos marcadores!

Não passou sem dar uma picada no seu amigo José Serafim!

Claro que esta publicação só é feita depois de devidamente autorizada, o que agradecemos.

Os alcoutenejos que conhecem estes conterrâneos ao lerem o texto não deixarão de sorrir.

JV




Comentários

de

Amílcar Felício


O meu obrigado ao Zé Serafim por recordar aqueles tempos! Não tenho qualquer memória daquela jogatana mas é um prazer rever estas imagens. Possivelmente foi um jogo/treino decidido em cima do joelho sem grandes formalismos, pois não tem assistência o que era habitual nem marcação de campo que fazíamos com cal viva. Já havia equipamentos naquela altura e o pessoal caprichava nisso. Eram equipamentos à Portimonense. Como éramos quase todos do Benfica – o que é natural – uma vez até lhes escrevemos para mudar de equipamento, mas eles não deram nada. Quando saíamos para Giões ou Martim Longo íamos equipados a rigor e levávamos sempre o Estandarte do Grupo 1º de Dezembro de Alcoutim a esvoaçar na frente da carrinha!

Aqui vai uma ajudinha no reconhecimento do pessoal:

2º Plano:

1º Esquerda: Desconhecido: então já não conhece o amigo Carlos Barão? Ainda era um miúdo. Temos dias de diferença um do outro. Rápido extremo-esquerdo, era um pequeno Simões! Pelas fotos palpita-me que tivéssemos uns 16 ou 17 anos, pois os outros (Serafim, Arnaldo, Antunes, Fernando Justo) são 2 ou 3 anos mais velhos do que nós e o António Barão uns 4 ou 5 anos! O Zé Tiago e o Nelito são 3 ou 4 anos mais novos do que nós.

2º Esquerda: Errado: garantidamente é o irmão do Zé Manel o Fernando, pois como me parecia ser ele estive a ampliar a foto depois dos 150% com uma lupa e não tenho dúvidas. Grande talento no meio-campo, era um verdadeiro Rui Costa!

3º Esquerda: Certo: Zé Tiago. Um extremo-direito fabuloso já nos finais dos anos sessenta, chamávamos-lhe o Pelezinho: que paixão que o Ti Sabino tinha por aquele menino! Ai se lhe tocavam no seu menino durante o jogo, empinava-se todo e quase que invadia o campo!

4º Esquerda: Espanhol: lembro-me dele mas não do nome! Era um espanhol antipático como um raio que não gostava dos portugueses. Tinha ciúmes dos portugueses por causa das espanholitas.

5º Esquerda: Certo: Zé Serafim. Um nabo que não nasceu para aquilo: “teve que mudar de profissão”!

6º Esquerda: Errado: este é que é o German (?) filho do Secretário do Ayuntamiento (diga lá ao Zé Serafim que era o irmão da Purita!). Simpático e bom rapaz! Era uma família de Burgos constituída por 2 rapazes e 2 raparigas

7º Esquerda: Certo: Arnaldo. Um sarrafeiro, só chutava de biqueira!

8º Esquerda: Espanhol: foi o meu maior amigo em Sanlúcar mas já não me lembro do nome. Uma vez foi comigo a pé às 2 da tarde no pino do verão ao “saca-muelas” em Castellejos, pois há 2 ou 3 dias que andava com dor de dentes que nem conseguia dormir. Grande guarda-redes que jogava muitas vezes por nós, pois era muito chegado aos portugueses!

9º Esquerda: Certo: Tonico guarda-rio. Era esforçado e cumpria!

1º Plano:

1º Esquerda: Espanhol mas não me lembro do nome

2º Esquerda: Certo: Amílcar Felício. Metia uns golos a ponta-de-lança. Era assim um género tosco e raçudo de Cardoso. O pai para o “animar” elogiava-o sempre: “és muito bruto pá!”. O seu colega Vicente benfiquista ferrenho, ainda quis convencer o pai a levá-lo a treinar no Benfica imagine!

3º Esquerda: Espanhol. Acredito que seja o Estrela mais novo

4º Esquerda: Certo/Errado: Nome correcto João Eduardo filho da tal Ajudante de Notário. Este rapaz fez uma grande carreira na Educação e ainda vai a Alcoutim de vez em quando visitar o Carlos Barão que deve ser a única pessoa que lá conhece. Era um tosco a jogar futebol.

5º Esquerda: Espanholito. Era o irmão mais novo do tal German

6º Esquerda: Certo: Nelito Cunha, um craque a jogar futebol e em simpatia. Vive em Faro e vai de barco de vez em quando a Alcoutim matar saudades.

7º Esquerda: Espanhol. Lembro-me dele

8º Esquerda: Certo: Zé Manel. Meu primo direito. Um alcoutenejo da minha idade e que viveu anos e anos em VRSA e agora tem residência em Faro mas vai ver os pais todos os dias em VRSA.

9º Esquerda: Acho que é espanhol mas não me recordo.

10º Esquerda: Certo: António Barão. Era um trabalhador a jogar à bola.

O puto não reconheço!