terça-feira, 19 de junho de 2012

Mais um ano!


4º ANIVERSÁRIO

É verdade, o ALCOUTIM LIVRE acaba de percorrer mais um ano! Já existe há quatro!

A APRESENTAÇÃO é feita no dia 19 de Junho de 2008.

Os propósitos que referimos para a sua criação continuam e continuarão a ser os mesmos.

Prometíamos colocar algo todas as semanas. Afinal, não tem sido bem assim, pois durante este já longo período quase que o temos feito diariamente e isto mesmo contra a nossa própria expectativa.

É que os números não deixam mentir, estão aí. 1126 posts! Média diária, 0,77.

Estamos presentemente a completar o 16º Volume, em formato A/5 e que vai ser concluído no fim do corrente mês.

Prezado visitante / leitor sabe quantas páginas já se escreveram? Foram só 5070!

Só, teria muita dificuldade em manter o ALCOUTIM LIVRE com esta dinâmica e versatilidade para não dizer que seria impossível.

Se assim não acontece, é devido totalmente aos nossos colaboradores. Ainda que haja uma base comum, a VERDADE e a LIBERDADE de expressar opinião, existe outra que é o GOSTO, a DEDICAÇÂO, o AMOR, chamem-lhe o que quiserem, que todos sentimos por ALCOUTIM E O SEU CONCELHO, sem procurar qualquer benesse.

Por outro lado, a maneira diferente que cada um tem de escrever e analisar os assuntos que aborda, constituem uma “riqueza” do blogue.

Continuamos a receber e-mails dos mais variados pontos do país e do mundo com diversas questões e a que procuramos responder. Notam-se, ultimamente, observações e solicitações mais de sentido técnico.

Os TEMAS a abordar têm sofrido alguns desmembramentos no sentido de tornar mais acessível aos visitantes os assuntos que pretendem.

Os dez com mais postagens até agora são os seguintes, aliás, como o próprio blogue indica:


1
Etnografia
107
2
Câmara Escura
105
3
Escaparate
97
4
Ecos da Imprensa
74
5
Especiais
56
Geral
56
7
Colaborador Gaspar Santos
55
8
Geral – Alcoutim
47
9
Figuras do Baixo Guadiana
39
10
Colaborador José Temudo
36

A nível de artigos especificamente procurados a relação até hoje é a seguinte

1
Alcoutim Livre, imparável
539
2
A Igreja do Espírito Santo, Matriz do Pereiro

465
3
Água-pé Alcoutim Livre
463
4
D. Fernando de Meneses, 1º Conde de Alcoutim

458
5
APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia

442
6
Acreditar num futuro melhor
430
7
A charrua
407
8
A Capela de Santa Justa
396
9
O candeeiro a petróleo
395
10
Descrição da Vila de Alcoutim através dos tempos

379


No controlo feito às 24 horas do dia 18 obtivemos 83 411 visitas o que dá desde o início uma média diária de 57. No dia de hoje obtivemos 110.

Perguntar-nos-ão: Ainda não pensou acabar com o blogue? Certamente que sim e isso aconteceu mais do que uma vez, no entanto até agora não se concretizou, mas isto tem de acabar um dia.

Razões para termos pensado nisso? A principal, a falta de tempo para realizar outras coisas, incluindo no campo da escrita. Temos por aqui matéria para mais uns livrecos virem a público, mas onde está o tempo para isso se organizar?

Por outro lado os TEMAS vão-se esgotando. As notas monográficas sobre os Montes do Concelho estão feitas, ainda que pretendamos desanexar a que escrevemos sobre “os montes do rio”.

Se se vier a verificar – se o refluxo populacional como é antevisto por alguns, iremos ter repovoados os montes de Currais (Alcoutim), Portela, Silveira (Pereiro), Viçoso (Giões), Gagos, Berinjeira, Estrada (Martim Longo) e Galego, Pomar, Vale da Rosa, e Mesquita (Vaqueiros) entre outros, o que pode dar origem a uma nova abordagem.

São variadíssimos os montes que dentro de poucos anos ficarão totalmente despovoados. Há dois ou três, que nós saibamos, onde vive uma única pessoa! A grande maioria terão menos de 20 habitantes.

A rubrica Templos está esgotada. Falta-nos apenas referir, especificamente, os dois últimos construídos, a Capela de Nª Sª de Fátima no monte do Pessegueiro e a nova de Santa Marta, no monte do mesmo nome. Temos alguns elementos, mas faltam-nos outros que consideramos importantes e que, apesar de várias tentativas ainda não conseguimos obter.

As Figuras do Baixo Guadiana há muito que não têm movimento. Em relação a Alcoutim consideramo-la praticamente esgotada, pelo menos por agora e em relação aos conhecimentos que temos, contudo, os outros concelhos que englobam a região têm ainda muito para referir, mas para isso é necessário investigar, ter tempo para tal e onde.

Os TEMAS de carácter histórico estão a aproximar-se do fim no que respeita aos nossos conhecimentos. Não podemos inventar factos.

Dois filões que ainda têm muito para explorar são a Etnografia e a Câmara Escura. Não é a 400 km de distância que procuramos objectos, tiramos fotografias e recolhemos informação para depois peneirar e confrontar com o que já se encontra escrito.

Não temos nenhum colaborador que viva no concelho de Alcoutim que pudesse fazer parte desse trabalho, os que colaboram estão bem distantes! E estes, quando lhe falamos que o ALCOUTIM LIVRE está a chegar ao fim, não querem ouvir isso de maneira alguma, quase que ficam zangados!

AQUI FICA ESTA PEQUENA CONVERSA COM O VISITANTE / LEITOR FEITA COM TODO O REALISMO E SERENIDADE PARA QUE DE HOJE PARA AMANHÃ NÃO ESTRANHEM A NOTÍCIA. A RESISTÊNCIA CONTINUARÁ ATÉ TERMOS MEIOS.

Para terminar apresentamos uma pequena reportagem sobre a EFEMÉRIDE, muito restrita e em que fomos acompanhados pelos dois colaboradores geograficamente mais próximos, José Miguel Nunes e Fernando Lino.

Para apagar as velas foi necessária a ajuda da nossa neta que esperamos um dia venha a escrever algo sobre Alcoutim como têm feito o avô e o pai.