quarta-feira, 27 de junho de 2012

Maravilhoso Guadiana



É o segundo livro do autor Francisco Dias da Costa, que apresento na rubrica Escaparate e que naturalmente tem leitores que a procuram.

A temática abordada é do mesmo âmbito, enquanto no que apresentei se referia minuciosamente em vários aspectos à Ribeira do Vascão, este tem por fundo o grande rio do Sul, o Guadiana.

Francisco Dias da Costa que não era desta área mas sentia, como se depreende do texto, uma grande paixão pelos rios.

Revelando possivelmente a minha ignorância, não conheço mais nenhum trabalho em forma de livro que abranja o Guadiana desde a sua nascente à foz. O autor começa por abordar DA FOZ AO PULO DO LOBO, Passando por DA RIBEIRA DE COBRES ÀS VEGAS ALTAS, AS GRANDES BARRAGENS, A ALTA BACIA, AS NASCENTES, O COMPRIMENTO E A BACIA DO RIO, OS MOINHOS DO GUADIANA, terminando com um contributo importante sobre FAUNA E FLORA SILVESTRES DA BACIA DO GUADIANA.

É um trabalho em formato de 15,5X22 cm e de 121 páginas, bastante ilustrado com fotografias a cores do próprio autor e da esposa que percorreram dentro do possível todo o trajecto do rio, mas fizeram-no no sentido da foz – nascente. Não deixa de apresentar esquemas explicativos de troços do curso do rio e afluentes com indicações pertinentes.

Obviamente que a parte que banha Alcoutim está devidamente ilustrada e descrita com muito realismo abordando muitos e variados assuntos, alguns que eu desconhecia na totalidade.

É uma Edição do Centro Cultural Caridadense 1º de Maio – Caridade – Reguengos – 1991, tendo sido comparticipado pelo FEDER.

É um livro que faz falta em todas as bibliotecas, nomeadamente, nas da região que o Guadiana banha.

Adquiri-o numa livraria de Faro, hoje extinta.