quinta-feira, 28 de junho de 2012

A continuação das raízes


Segundo penso, são os mais jovens representantes de famílias tradicionais alcoutenejas. Ele, o Francisco, foi o iniciador da rubrica do ALCOUTIM LIVRE, Da Barriguinha da mamã.

Representa os GOMES  (Relógio) dos Balurcos e os COSTA de Afonso Vicente. Penso que também tem mais para trás noutro costado, gente originária de Alcoutim.

Ela, a Maria, um pouco mais velhinha, além dos COSTA, representa, igualmente, os ROSÁRIO com um ramo oriundo do concelho de Mértola e que se fixou na freguesia de Alcoutim, mais propriamente no monte de São Martinho, há cerca de 250 anos e que depois derivaram para o monte do Marmeleiro. Os COSTA são mais antigos, mas ainda não encontrei a origem.

5ºs primos entre si, compete-lhes “respeitarem” as raízes, preservando os simples mas simbólicos tectos que os “avós velhinhos” iniciaram e que os mais recentes beneficiaram.

Qualquer deles adora ir ao “monte” nesta fase da vida e esta é, praticamente, a primeira e em que todos gostam.

SEMPRE ASSIM? NÃO VAI SER, O QUE É BOM POR SER NORMAL, MAS QUANDO A MATURIDADE CHEGAR, VOLTAMOS AOS PRIMEIROS TEMPOS, AS COISAS VOLTAM A TER OUTROS INTERESSES.

Entretanto, os montes ou a sua grande maioria vão ficar desertos com o que tudo isso acarreta, assaltos, destruições e vandalismos. É aqui que reside então o grande problema que lhes deixarão por herança e que não será fácil resolver.