sábado, 5 de maio de 2012

Enfermeiros e paramédicos de Alcoutim

Pequena nota

Fui eu que lancei o repto ao nosso colaborador Gaspar Santos para organizar um texto sobre os enfermeiros e paramédicos naturais do concelho de Alcoutim.

Ainda que a tarefa não fosse fácil, como eu calculava, conseguiu com a ajuda de outros profissionais identificar 42, número muito aquém dos reais, já que a dificuldade aumenta no que diz respeito às freguesias mais afastadas da sede do concelho.

Apela o nosso colaborador, o que secundamos, que este texto pode ser muito melhorado se leitores deste espaço conheceram elementos que aqui não estejam incluídos, ou que possam enriquecer o conteúdo que é referido e se tiverem a amabilidade de nos transmitirem. Igualmente se agradece a correcção de qualquer erro involuntário apresentado.

Como sabem, o nosso e-mail consta do cabeçalho deste blogue.

JV



Escreve


Gaspar Santos


Enfermeira Floence Nightingale
Do concelho de Alcoutim, ao longo do tempo, muitos seguiram enfermagem ou outras profissões de saúde. Alguns desistiram. Pretendemos contribuir com este texto para a história do concelho, referindo os nomes e carreiras destes profissionais e da sua acção na saúde dos portugueses.

Embora tenhamos a colaboração do Enfermeiro-chefe António de Assunção e do José Cavaco, não iremos de certeza fazer uma pesquisa completa. Assim, não sendo este um texto acabado e fechado, agradecemos aos nossos leitores que nos completem ou nos informem de qualquer incorrecção.

Alfredo dos Santos Colaço, Alcoutim. Começou a exercer, ainda sem curso, colaborando com o Dr. João Francisco Dias. Tirou o curso de Enfermagem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foi nomeado e exerceu até à Aposentação.

Almerinda Machado, Farelos, Giões, Fez o curso de auxiliar de Enfermagem no Hospital dos Capuchos, donde se reformou.

António de Assunção Valério, Alcoutim, fez em 1949 e 1950, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, foi colocado no Hospital Júlio de Matos, reformando-se em 1990 como enfermeiro-chefe.

António Augusto da Palma Afonso, Pêro Dias. Após o Curso Geral dos Liceus ingressou na Escola de Enfermagem da Armada onde entre 1970/73 faz o Curso Geral. Especializou-se na área de medicina hiperbárica (Fisiopatologia Hiperbárica). Nos últimos anos, até à aposentação, trabalhou num Centro de Saúde da ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

António Cavaco Afonso, Montinho do Marmeleiro. Exerceu as funões de agente sanitário no concelho de Vila Real de Sto. António de que se aposentou.

António Guerreiro, Cortes Pereiras, Começou a exercer, ainda sem curso, colaborando com o Dr. João Francisco Dias. Tirou o curso geral de enfermagem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foi nomeado. Mais tarde exerceu no Hospital de Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique. Veio a reformar-se do Hospital de Portalegre.

António Guerreiro Teixeira, Corte da Seda. Fez em 1964 e 1965, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, foi colocado no Hospital Júlio de Matos, reformando-se em 1995 como enfermeiro-chefe em Beja.

António Lourenço de Assunção, Corte da Seda, fez em 1960 a 1962, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, foi colocado no Hospital Miguel Bombarda, reformando-se em 1995 como enfermeiro-chefe.

António Teixeira, Cortes Pereiras, fez o curso de Enfermagem Militar e exerceu até á aposentação na GNR na Enfermaria das Janelas Verdes. Atingiu o posto de Sargento Enfermeiro.

Arlete Maria Pereira Abreu Rodrigues, Alcoutim. Começou a exercer, aos 17 anos, colaborando com o Dr. João Francisco Dias. Após o falecimento deste clínico e com 20 anos vai trabalhar para a Clínica de Sto. António, em Faro. Nesta clínica colaborou também com o Dr. João Francisco Dias.

Vai para Lisboa onde faz o curso auxiliar de enfermagem na Escola das Franciscanas Missionárias de Maria, Rua do Sol ao Rato com a duração de um ano. Foi colocada na  Maternidade Alfredo da Costa.

Confessa que não gostava desta área de enfermagem a não ser a parte dos prematuros.

Adquirindo entretanto mais habilitações literárias segue um novo rumo profissional.

Célia Rodrigues – Alcoutim. Fez o Curso de Enfermagem nos anos de 1976 a 1979, na Escola Artur Ravara, estando ainda em funções no Centro de Saúde da Alameda, Lisboa.

Francisca Adelaide (Tia Chica do Hospital) – Colaborou com o Dr. Dias, desde o início do Hospital de Alcoutim e trabalhou ainda para além da morte dele. Não tinha curso de enfermagem, mas recebeu e assimilou formação prática do Dr. Dias e atingiu um elevado e exemplar grau de desempenho. A sua disponibilidade e serenidade tranquilizava a angústia dos doentes sobretudo os recém operados.

Francisco Marques Palma, Balurcos, fez o curso de enfermagem militar e exerceu até á aposentação no Hospital Militar Principal da Estrela. Atingiu como enfermeiro o posto de Sargento – Mor e já faleceu.

Gaspar Martins Santos, Alcoutim. Fez o curso de Enfermagem Psiquiátrica, em 1955 a 1957. Foi colocado no Hospital Júlio de Matos donde saiu 1965 para outra actividade profissional.

Graciete Afonso Fernandes, Alcoutim. Tirou o curso de Técnica de Electrocardiograma. Fez a sua carreira até à aposentação no Hospital de Santa Maria. Já faleceu.

Graciete Paredes Guerreiro, Corte da Seda, fez o curso de Auxiliar de Enfermagem Psiquiátrica, 1961 e 1962 sendo colocada no Hospital Júlio de Matos. Trabalhou depois em Moçambique e reformou-se em 2000 no Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Hilário da Palma Ventura, Palmeira. Fez o Curso Auxiliar e o Curso Geral de Enfermagem em Coimbra tendo sido colocado nos Hospital da Universidade daquela cidade. Montou com a esposa, colega de profissão, um posto de Enfermagem na então cidade de Nova Lisboa na chamada Província de Angola. Com a independência da colónia regressa a Portugal e é colocado no Centro de Saúde de Alcoutim. Pede entretanto transferência para o Hospital de Faro onde exerce a sua actividade na área da ortopedia e onde se aposenta. Foi vereador com funções de vice-presidente na Câmara Municipal de Alcoutim. Jaz no cemitério da vila.

Isabel Guerreiro, Alcaria Alta, enfermeira. Trabalhou no IPO de Lisboa.

Ivone Monteiro Robalo, Alcoutim, fez o curso geral de Enfermagem, sendo colocada no Hospital dos Capuchos, donde transitou para o Hospital de S. José. Aposentou-se como enfermeira-chefe. Já faleceu.

José Francisco Cavaco, Afonso Vicente, frequentou em 1960 a 1962, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, tendo desistido para seguir carreira como Fiscal de impostos na Finanças em Alcoutim.

José Guerreiro Teixeira, Corte da Seda, fez, o curso de Enfermagem Psiquiátrica em 1965 e 1967, foi colocado no Hospital Júlio de Matos, reformando-se em 1997 como enfermeiro-chefe.

José Pereira Rodrigues, Torneiro. Fez o Curso de Técnico de Radiologia em 1963, trabalhando sempre no Hospital de Santa Maria, aposentado há vários anos.

Julieta Paredes Guerreiro, Corte da Seda, fez o curso de Auxiliar de Enfermagem Psiquiátrica, em 1957 e 1958 sendo colocada no Hospital Júlio de Matos.

Lucília Pereira (Pimenta), Alcoutim, fez o curso de auxiliar de Enfermagem na Escola oficial Artur Ravara, no Hospital dos Capuchos onde exerce funções. Transfere-se.para o Hospital Rainha D. Estefânia onde se aposenta. Faleceu na cidade do Funchal onde ficou sepultada.

Manuel Cavaco Afonso, Montinho do Marmeleiro. Foi o primeiro agente sanitário do Centro de Saúde de Alcoutim, funções que exerceu desde 1974 até ser eleito Presidente da Câmara Municipal do mesmo concelho em 1980.

Manuel Pereira Justino Guilherme, Alcoutim, fez de 1957 a 1959, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, foi colocado no Hospital Miguel Bombarda, reformando-se em 1993 como enfermeiro-chefe.

Maria da Conceição Casas Novas, Farelos, Giões. Fez o Curso Auxiliar e o Curso Geral de Enfermagem na Escola Artur Ravara em Lisboa, nos anos 1960 a 1965. Reformou-se como Enfermeira-chefe no Centro de Saúde de Carnaxide.

Maria Eduarda Bento Goncalves, Corte das Donas, actual Técnica de Saúde no Centro de Saúde de Alcoutim, exercendo funções desde 1980, substituindo Manuel Cavaco Afonso.

Maria Eduarda de Freitas (Maria Arade), Alcoutim. Fez o curso de Enfermeira da Cruz Vermelha com a nota final de 16 valores. Foi enfermeira militar, reformando-se como tenente. Admitida por concurso foi colocada no Hospital Militar do Porto. O curso profissional de enfermagem e o militar da Cruz Vermelha foram tirados na altura da Grande Guerra 1914/18. Foi condecorada com a medalha de Louvor nº 1, pelos serviços prestados na Cruz Vermelha durante o movimento revolucionário de Sidónio Pais 1917. Tem em Alcoutim uma rua com o seu nome.
Maria Arade nascida em Alcoutim a 13 de Setembro de 1882, no dia da feira anual, foi baptizada a 29 de Março de 1883 na Igreja do Salvador (hoje Igreja Matriz). Orgulhava-se de ter dois cursos de enfermagem, ambos obtidos com distinção: um militar e o outro profissional. Exerceu na frente de batalha na primeira Guerra Mundial em França.

Maria Elisa Fernandes, Martinlongo – Fez o curso de Auxiliar de Enfermagem Psiquiátrica, sendo colocada no Hospital Júlio de Matos, hoje reformada.

Maria de Fátima Dias -Natural da Palmeira de onde saiu jovem. Fez o curso de enfermagem na Escola de Enfermagem Artur Ravara e na de Calouste Gulbenkian. Passou à situação de aposentada em 2007.

Maria Florência – Marmeleiro. Fez o Curso de Auxiliar de Enfermagem em Castelo Branco, nos anos 70 e é aposentada há vários anos.

Maria Rita Gregório, de Marmeleiro. Tirou o curso de enfermagem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foi nomeado. Mais tarde exerceu no Hospital de Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique. Terminou a sua carreira no Hospital de Portalegre quando se aposentou.

Mariete Colaço, Clarines. Enfermeira. Trabalhou em psiquiatria no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Rosil Pereira Rodrigues, Torneiro, frequentou em 1959 e 1960, o curso de Enfermagem Psiquiátrica, mas afastou-se para seguir carreira como escriturário num cartório notarial.

Vitor Nascimento, Santa Marta. Técnico de cardiopneumologia trabalha no Hospital da Marinha e também trabalou no Hospital de Cascais.

Voluntário – É o nome genérico que atribuímos à pessoa que em muitos dos montes do concelho se dispunha a dar uma injecção, fazer um penso ou ajudar uma parturiente. Eram pessoas que tinham a solidariedade e a coragem suficientes para este actos e que aceitaram formação sumária ministrada pelo médico para assim evitarem deslocações do doente ao hospital.

Cada um dos profissionais que acima citámos teve as suas motivações, que não foram iguais para todos, e não seriam também, salvo excepções, as mesmas que levaram a Florence Nightingale, a Maria Arade ou a Tia Chica a ser enfermeiras.


ADENDA:

Queremos ainda referir alguns jovens do concelho de Alcoutim que nos anos mais recentes abraçaram esta profissão e estão hoje a exercê-la:

Aníbal Mestre, Afonso Vicente, fez o curso de enfermagem em Beja, e trabalha no Hospital de Beja.

Isidro Colaço, Fonte Zambujo, Fez o curso de enfermagem em Faro e trabalha no Hospital de Faro.

Marta Inácio, Alcoutim, fez o curso de enfermagem em Faro e trabalha no Hospital de Faro.

Patrícia Adão, Vascão, fez o curso de enfermagem em Faro e exerce em Olhão.

Tânia Afonso, Alcoutim, fez o curso de enfermagem em 2009 em Faro e trabalha no Hospital de Faro.

Teresa Gonçalves, Cortes Pereiras, tirou o curso na Força Aérea em 2003 e trabalha no Hospital de Santa Maria.
________________________________

VARZEANO, José, Alcoutim livre, Quarta-feira, 16 Julho de 2008, Maria Eduarda de Freitas

ARMADA, Fina d’, Republicanas quase Desconhecidas, Circulo dos Leitores, Temas e Debates, 2011

*WIKIPEDIA, Florence de Nightingale

CRISTINA, Vieira, blogspot.pt:

Florence Nightingale (Florença, 12 de Maio de 1820 — Londres, 13 de Agosto de 1910) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo facto de se servir deste instrumento para auxiliar na iluminação dos feridos durante a noite. Florence é considerada a fundadora da enfermagem moderna. O mito da enfermeira como anjo da guarda à cabeceira do doente, protagonizada por Florence, será tipicamente uma construção social do romantismo inglês, em plena época vitoriana.