segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cerro da Mina e outras coisas...



Mais uma fotografia disponibilizada pelo alcoutenejo José Madeira Serafim e que tem constituído uma mais-valia para esta rubrica.

Datada dos anos 60/70 do século passado, apresenta como fundo o CERRO DA MINA com menos mato do que hoje acontece.

No plano médio que corresponde a “grosso modo” ao sopé da elevação e às margens da Ribeira de Cadavais podem ver-se as ruínas da Ermida do Espírito Santo com as tuneiras por perto, a habitação dos caseiros e os estábulos que dão apoio àquela que foi uma das mais ricas e produtivas fazendas das redondezas de Alcoutim. Podem ver-se centenárias oliveiras e à esquerda, na margem da ribeira, as copas dos citrinos que deram fama a Alcoutim pelo excelente gosto dos seus frutos.

No primeiro plano, podemos verificar que os telhados têm todos telhas de canudo e do lado esquerdo, um extenso telhado que afinal servia vários fogos, uns com acesso pela Rua de Nª Sª da Conceição e outros pela D. Sancho II.

É bem evidente a presença de três açoteias, mas sem as características das do litoral algarvio. Vislumbram-se quatro chaminés e não nos passa despercebida a mais bonita platibanda existente em Alcoutim com trabalhos de argamassa e que se situa na Rua da Misericórdia, mais concretamente, na “Parada”.