sábado, 21 de abril de 2012

Castro Marim Quinhentista - O Foral Novo (de 1504) e o Tombo da Comenda (de 1509)




Trabalho editado pela Câmara Municipal de Castro Marim em 2000 comporta 186 páginas de 17X24 cm e de bom papel, capa a cores que representam ruínas da zona fortificada daquele antigo baluarte defensivo do país.

Trabalho de alto sentido técnico apresenta-se dividido em duas partes, sendo a segunda, a mais dilatada, constituída por um apêndice documental onde se inserem, entre outros,o Privilégio para que Alcoutim seja couto (1408 – 1529) e Privilégio das saboarias de Castro Marim que inclui as de Alcoutim e aldeia de Martim Longo.

Os textos enriquecidos com importantes notas a propósito com citações e indicações que abrangem um vasto campo de acção.

O trabalho é ainda valorizado por boa fotografia a cores, reproduz vários documentos e recortes de pormenor dos desenhos do Livro das Fortalezas de Duarte de Armas.

É autor deste trabalho um dos mais conceituados historiadores do Algarve com vasta obra publicada, o Mestre em História, Dr. Hugo Cavaco, nosso amigo, que teve a amabilidade de nos oferecer um exemplar com dedicatória.

Hugo Cavaco tem raízes alcoutenejas, mais propriamente, na freguesia de Giões.