segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS TERRAS, AS SERRAS, OS RIOS - As Memórias Paroquiais de 1758 do concelho de Mértola


AS TERRAS, AS SERRAS, OS RIOS. - AS MEMÓRIAS PAROQUIAIS DE 1758 DO CONCELHO DE MÉRTOLA são um trabalho editado pelo Campo Arqueológico de Mértola, 1995.

De formato 17X24 cm comporta 129 páginas.

Possui a transcrição das respostas dadas pelos párocos ao inquérito de 1758 no concelho de Mértola, apresenta quatro quadros sobre as mesmas tratando várias temáticas.

Além de um mapa do concelho com a configuração das freguesias então existentes, apresenta outras ilustrações.

Na 1ª parte analisa os inquéritos paroquiais setecentistas (1721, 1732 e 1756, além do de 1758 o móvel do trabalho).

A organização, introdução e propositadas notas são da responsabilidade de Joaquim Ferreira Boiça e Mª de Fátima Rombouts de Barros.

Este indispensável trabalho para o conhecimento da história local tem sido pouco realizado pelas respectivas autarquias a quem nos parece pertencer essa tarefa.

A Câmara Municipal do Concelho de Mértola direccionou o seu trabalho para a área da cultura (o que não costuma dar votos) nomeadamente, valorizando o seu património histórico e arqueológico que estava completamente abandonado.

Dá gosto percorrer os núcleos museológicos locais situados na vila medieval onde o restauro de edifícios ruas e ruelas tem sido feito com conhecimento e equilíbrio.

Há sempre um livro para comprar no Posto de Turismo.

Foi o que aconteceu com este em 2003.

Damos por bem empregue o dinheiro que pagamos de impostos para aquela autarquia.