domingo, 8 de abril de 2012

A almotolia


Almotolia é palavra que deriva do árabe almutli. A língua Portuguesa é fértil em palavras com esta origem, visto os árabes terem permanecido por largos tempos na Península Ibérica onde deixaram além de termos linguísticos da sua origem, alguns usos, costumes e principalmente técnicas de construção e de cultivo introduzindo várias plantas.

O significado lato do termo abrange uma vasilha de pequenas dimensões, forma mais ou menos afunilada, de gargalo estreito e comprido que se destina a uso de líquidos oleosos, incluindo o azeite e petróleo. É feita de material metálico, lata, alumínio ou qualquer outro semelhante e em determinadas situações de plástico.

São usuais almotolias para azeite, ultimamente têm aparecido de inox e também se utilizavam para petróleo, hoje quase banido da vida doméstica.

Outros tipos de almotolia e muito usados, constituem pequenas vasilhas para óleo que se destinam a lubrificar tudo o que tenha necessidade disso, principalmente máquinas.

Ainda que o sistema seja baseado nos mesmos princípios, aparecem almotolias mais práticas e eficientes que os novos fabricos trouxeram.

A almotolia que apresento é uma foto tirada no concelho de Alcoutim e era própria das máquinas de costura da época, pois em casa de meus pais existia uma semelhante.

Tenho por fim olear a máquina para poder cozer com maus desenvoltura e ao mesmo tempo conservá-la.

Funcionava levemente inclinada e fazendo-se pressão no fundo que era maleável.

É peça para mais de 80 anos.

A Etnografia é o segundo Tema a alcançar a centena de "post".