terça-feira, 3 de abril de 2012

Afonso Vicente foi um grande monte da freguesia de Alcoutim [10]

INSCRIÇÕES EPIGRÁFICAS (1)


Existem nesta povoação três pequenas inscrições em pedra datadas do século XVIII e que espicaçaram a nossa curiosidade.

Uma detectei-a quando conheci o monte em fins de 1967 e é a mais completa. É do seguinte teor: M.EL (1ª linha), FR co (2ª linha), 1742 (3º linha).

Parece-nos querer dizer Manuel Francisco, 1742 o que hipoteticamente poderá significar que o senhor Manuel Francisco quando construiu a sua habitação quis deixar nela inscrita a data em que o fez.

Conheci a casa em completa ruína mas hoje encontra-se restaurada e a inscrição foi preservada.

A segunda encontrada e quarenta anos depois, é do mesmo século mas cerca de quarenta anos mais nova e encontrava-se igualmente num prédio em ruína e hoje recuperado. Apenas tem a era 1787. Houve uma tentativa da preservação da inscrição mas tendo-me sido possível observá-la no seu novo lugar, a inscrição está praticamente desaparecida admitindo que tal se poderá atribuir à sua exposição solar, virada a Norte ou a qualquer outro agente climatérico. Os caracteres apresentam alguma diferença para os da primeira inscrição.

Possivelmente a intenção desta gravação teria sido a mesma de Manuel Francisco.

A terceira e última inscrição foi-me revelada muito recentemente (2007), e é gravada com maior nitidez como se pode verificar pelas fotografias juntas e que se encontra na parte interior de uma casa em ruínas e daí não me ter chamado a atenção.

Ao contrário das outras duas, esta gravação epigráfica foi realizada em duas ou três pedras, parecendo-nos que a primeira hipótese se torna mais racional pois parece-nos que houve uma fractura da pedra onde se gravou uma data. Além de apresentar as mesmas características, se repararmos bem o pedaço mais pequeno, se o invertermos, ajusta-se bem notando o complemento do traço do 4. A reconstituição dará a era de 1742, a mesma que tem a referida em primeiro lugar.

Teria sido o mesmo artista a executá-la? É natural que sim pois os dígitos têm a mesmas características.

A outra gravação, trata-se da letra R e possivelmente representará a primeira letra do nome do proprietário.

Esta casa continua em ruína.

São as três gravadas em xisto e do século XVII, as de 1742 do reinado de D. João V e a de 1787 já no de sua neta D. Maria I, com regência do Príncipe D. João.

Desconheço se existem inscrições semelhantes em qualquer outro monte do concelho mas é natural que sim.

NOTA

(1)–Publicado no Alcoutim Livre em postagem de 26 de Novembro de 2009