sábado, 10 de março de 2012

Peniche, a Capital do Campeonato






Escreve


José Miguel Nunes






Chegámos a Dezembro, último mês do ano. É normalmente a altura de pensarmos um pouco sobre o que se passou durante o ano, e chegar a algumas conclusões, é da praxe.
Então vamos lá, e começo já pela primeira conclusão a que cheguei: Peniche não é a Capital da Onda, Peniche é a CAPITAL DO CAMPEONATO.

Já por diversas vezes o disse, e está escrito, para que não haja confusões do tipo: não foi bem isso que disse, foi mais isto ou foi mais aquilo, assim, está escrito, não há dúvidas. Em minha opinião, a estratégia de Peniche Capital da Onda está completamente errada do ponto de vista da sustentabilidade de Peniche como destino turístico de surf, assentando unicamente no retorno imediato e de projeção mediática de uma ou duas entidades, de uma ou duas pessoas.

No passado mês de Novembro, como sabem, e aqui foi divulgado, decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESM), mais um Congresso Internacional de Turismo. Pela primeira vez houve duas comunicações que tinham o surf como objeto de estudo, e muito particularmente o surf em Peniche, e uma das conclusões que esse estudo revelou, é que é importantíssimo haver um AMBIENTE E CULTURA DO SURF para que Peniche seja sustentável em termos de turismo de surf. Já agora, só um parênteses para dizer que a sala onde ocorreram estas comunicações estava completamente cheia.

Voltando ao ambiente e cultura do surf, quem chega a Peniche percebe perfeitamente que este atributo basilar para a sustentabilidade de um destino turístico com as características que se pretendem para Peniche não existe, pois nada há que ligue a terra ao surf. Mas isto leva-nos a outro problema: a perceção/avaliação que os residentes fazem relativamente a esta aposta no surf, e as suas implicações face à satisfação dos visitantes, que no caso de Peniche é bastante redutora, pois não havendo ambiente e cultura do surf, não há investimento nesse sentido, e não havendo investimento tendo como base o surf, obviamente não se gera o tal ambiente e cultura do surf, originando a insatisfação dos visitantes. Isto parece uma “pescadinha de rabo na boca”, mas a base deste problema tem essencialmente a ver com o seguinte, e também foi dito durante este congresso: para um destino turístico ser sustentável, primeiro tem que se criar a imagem do destino, e só depois criar uma marca associada a essa imagem, ora em Peniche, foi precisamente o contrário que aconteceu, primeiro criou-se a marca (Peniche Capital da Onda) e depois tentou-se criar a imagem que a sustentasse (baseada em pseudoestudos, feitos por paraquedistas do surf, que neste momento até já se encontram em paragens mais apetitosas, também já o escrevi).

Quando falo em retorno imediato e mediático, dou alguns exemplos: a Rip Curl tem organizado nos últimos três anos um campeonato que tem sido sistematicamente considerado um dos melhores do circuito, que bom para eles; a Rip Curl estima um retorno de 10 milhões de euros com um investimento de 1,6 milhões em cada campeonato, que bom para eles, o nosso Presidente é considerado o “coolest Mayor on tour”, que bom para ele, o nosso Presidente recebeu da Associação Nacional de Surfistas (ANS) o prémio de surfista do mês (Novembro), que bom para ele; o nosso Presidente foi um dos galardoados nos SurfTotal Awards na categoria do político que mais apoia o surf, que bom para ele.

Relativamente à terra em si, depois de três anos de campeonato, no que toca a infraestruturas de apoio e melhoramentos para a prática da modalidade de modo a que possa ser sustentável a nível de turismo, criando condições dignas para os locais e para quem nos visita, numa lógica de criação do tal ambiente e cultura do surf, continuamos na mesma em que estávamos antes de termos campeonato, sem tirar nem pôr, nada foi feito. Basta olhar para as condições de miséria em que se encontram as nossas praias e os seus acessos.

O Centro de Alto Rendimento (CAR), é a exceção neste marasmo de investimento em que nos encontramos há três anos a esta parte, mas atenção, o CAR está direcionado para o surf competição, não para o turismo.

Para terminar só mais duas coisinhas ainda relativamente à questão do que a esta má estratégia não conseguiu: Reserva Mundial de Surf… Ericeira, não chegou cá, e eram só uns quilómetros mais para norte, terá havido alguma estratégia para nos pôr fora disto?
World Surf Cities, rede que une locais em que o desporto tem, sem dúvida, uma grande expressão e é um importante elemento de desenvolvimento e crescimento local, impulsionando o desenvolvimento do turismo, entendendo o surf como gerador de negócios, riqueza e emprego, que recentemente foi criada em S. Sebastian, onde estão cidades como Durban (África do Sul), Hossegor (França), Newcastle (Austrália) e Santos (Brasil), entre outras. Quem lá está em representação de Portugal? … Ericeira, mais uma vez, terá havido alguma estratégia para nos pôr fora disto?

Isto leva-me a outra conclusão, os nossos amiguinhos no meio do surf são uns fixes, vêm todos para cá durante o campeonato, é só beijinhos e abraços, elogios às ondas, ao campeonato, à classe política local, … mas depois, naquilo que realmente interessa, e que pode trazer alguma mais-valia à terra em termos de desenvolvimento e sustentabilidade, Peniche!!!... não…, isso fica reservado para a Ericeira… são realmente uns “bacanos”, aliás sempre foram, não é só de agora (também já o escrevi).

Deve ser por estas e por outras que eu vejo pelo facebook de alguns deles mensagens de apoio provenientes de alguns de nós quando estes andam lá por fora nos campeonatos, é o nosso isto, é o nosso aquilo, força aí, etc, etc, etc… nada contra, pelo contrário, mas estranho, que o mesmo não aconteça nos facebook’s de alguns de nós quando representam por exemplo a seleção de Portugal, num campeonato do mundo de bodyboard.

Dever-se-ia ter apostado em algo sustentável e infraestruturas de base, pelo menos para que quem venha a seguir possa ter condições para continuar este caminho, não se correndo o risco de ser unicamente trilhado pelos atuais, criando a falsa sensação que são indispensáveis, talvez seja esse o objetivo, mas assim é difícil construir algo com sustentabilidade suficiente para pensar no longo prazo, de modo a que não se chegue ao chamado ponto de retorno.

Erro crasso, cometido na Capital da Onda, começou-se a fazer a casa pelo teto e não pelos alicerces, e é nisto, em minha opinião, que assenta a aposta no surf por parte da Câmara Municipal de Peniche, qual castelo de cartas, que se irá desmoronar ao primeiro vento mais forte, se não houver uma mudança de estratégia, … ainda vamos a tempo, … e sendo nós uma terra de nortadas… mais dia menos dia acontecerá, tornando infrutífero todo o tempo e dinheiro despendido.