terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

D. António de Ataíde, 1º Conde de Castro Daire e neto do 2º Conde de Alcoutim

Foi segundo filho varão do 2º Conde de Castanheira e de D. Bárbara de Lara. O primogénito, D. Manuel de Ataíde herdou o condado de Castanheira e a sua Casa.

Devido aos grandes serviços prestados mereceu de Filipe III que o fizesse Conde de Castro Daire em 1625.

Acabou por suceder ao sobrinho, D. João de Ataíde, 4º Conde de Castanheira, que faleceu em 14 de Setembro de 1637, por este não ter deixado descendentes, ainda que tivesse casado duas vezes.

Pertenceu ao Conselho de Estado e foi um dos Governadores do Reino em 1631.

Depois de Capitão-mor das Naus da Índia foi General da Armada de Portugal.

Foi embaixador de Filipe III a D. Fernando II. Mordomo-mor da Rainha e Presidente da Mesa da Consciência e Ordens.

Além dos Bens e Privilégios que herdou da Casa de Castanheira pois sucedeu a seu sobrinho, usando, por isso, o título de 5º Conde, pelo seu casamento com D. Ana de Lima, Senhor de Castro Daire e dos lugares de Paiva, Baltar, Cabril e outros.

D. Ana de Lima era filha herdeira de D. António de Lima, Senhor de Castro Daire, Alcaide-mor de Guimarães e de D. Maria de Vilhena, sua mulher, filha de Cristóvão de Melo, herdeiro da Ilha de S. Tomé.

Foi Alcaide-mor de Guimarães.

Estudou Latim, Filosofia e “poetou” não deixando neste campo obra de merecimento segundo os seus biógrafos.

Traduziu para português um tratado de Séneca.

Quando foi General da Armada, perdeu-se a Nau da Índia Nossa Senhora da Conceição, queimada pelos inimigos e imprimiu em 1621 uma resposta sobre os acontecimentos. Fez igualmente um diário quando foi em missão à Alemanha em 1628.

Morreu em Lisboa já idoso a 14 de Dezembro de 1647 quando já governava D. João IV e foi sepultado na capela-mor de S. Francisco, jazigo da casa de sua mulher.

O curriculum deste neto de D. Pedro de Meneses, 2º Conde de Alcoutim e 3º Marquês de Vila Real, parece ser bem superior ao do irmão que foi 3º Conde de Castanheira.

__________________________________

História Genealógica da Casa Real Portugueza, António Caetano de Sousa, Edição QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História.

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Brasões da Sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, 1927

Wikipédia, a enciclopédia livre

http://www.gneall.net