quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cruzar la raya - Portugueses en la baja Andalucía



Com formato 17X22,5 e 221 páginas recebemos oportunamente este trabalho de História editado no país vizinho pela Fundación Pública Andaluza Centro de Estúdios Andaluces, Consejería de la Presidência, Junta de Andalucia e em Maio de 2011.

É autor do trabalho António Luís López Martinez, licenciado em Filosofia e Letras, especialidade de Historia General (1974) e Doutor em História pela Universidade de Sevilha (1990) onde se leccionou.

Pertence à Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).

O trabalho está dividido em cinco partes, abordando 1. Aspectos generales, 2 – La emigración portuguesa a Andalucía em el Antiguo Régimen, 3 - La emigración portuguesa hacia Andalucía en el siglo XIX y comienzos del XX, 4 – La presencia portuguesa en España em la actualidade e 5 – Aspectos sociales de los movimentos migratórios.

Apresenta fotos de Portugueses emigrados nas Minas de Rio Tinto, de Pescadores Portugueses cosendo redes em Isla Cristina (anos 70), Portuguesas trabalhando na indústria conserveira em Isla Cristina, e Trabalhadores Portugueses em trabalhos de construção, na actualidade.

Elucidativos mapas ajudam-nos a compreender melhor a origem e o sentido emigratório.

Entre as actividades onde se empregavam e em tempos mais recuados, contam-se a mineração, agricultura nomeadamente os cereais, a pesca e a indústria conserveira.

Aparecem alguns dados referindo Alcoutim.

Resta-nos referir que este valioso trabalho de investigação nos foi oferecido com comovente dedicatória pelo nosso Amigo Carlos Vieira, cidadão espanhol residente em Cádiz, que tem ascendência portuguesa de que se orgulha, tendo nascido, vivido e falecido alguns dos seus elementos em Alcoutim.
Aqui fica o nosso agradecimento pela oferta.