segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Castelos, Fortalezas e Torres Da Região do Algarve



Mais um interessante livro que refere o património defensivo do Algarve de épocas recuadas.

Trabalho fundamentalmente de informação em formato de 20X26 e com 199 páginas, possui bastantes fotografias a cores que atrai a leitura.
O papel é de boa qualidade.

Além das habituais notas de Abertura e de Introdução refere as três sub-regiões do Algarve, ou seja, a Serra, o Barrocal e o Litoral, estabelecendo as suas diferenças.

Aborda, seguidamente, OS CASTELOS, AS FORTALEZAS DO LITORAL ALGARVIO e AS TORRES DE VIGIA. O trabalho é concluído com a indicação dos CASTELOS, FORTALEZAS E TORRES DESAPARECIDOS.

Não deixa de apresentar a Bibliografia e o Índice Toponímico.

Naturalmente que o Castelo de Alcoutim ocupa cinco páginas em que além do texto surge um dos desenho de Duarte de Armas (Séc. XVI) e cinco fotografia recentes.

O autor, Valdemar Fernando da Silva Coutinho, é Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e foi professor do Ensino Secundário, tendo várias obras publicadas.

A Edição é de Algarve em Foco Editora, Faro e a edição de 5 000 exemplares teve lugar em 1997.

É um livro que deveria fazer parte, pelo menos, de todas as bibliotecas oficiais do Algarve o que duvido que aconteça.

O nosso trabalho, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio, Edição da Câmara Municipal de Alcoutim, 1985, faz parte da bibliografia.