quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O gasómetro



Na minha meninice que não ocorreu no concelho de Alcoutim, lembro-me deste utilitário candeeiro ser utilizado à noite nas feiras da minha cidade por boleiras ou doceiras e pelas vendedeiras de pevides, tremoços, alfarrobas torradas, amendoins, rebuçados, nógado, “pilritos” de mel, etc. Nunca me esqueci do cheiro característico que exalavam.

Este rudimentar aparelho de iluminação que funcionava com acetileno pela acção da água sobre o carboneto de cálcio (carbite) era muito utilizado pelos mineiros.

O gás produzido era conduzido por um tubo ou mangueira que se encontrava na parte da frente do capacete do mineiro.

Em relação a Alcoutim, eu só sabia que este candeeiro se utilizava (ou utilizou) na pesca ao candeio e onde entrava a fisga.

Para poder completar o assunto tive que recorrer ao nosso amigo e colaborador Eng. Gaspar Santos, a quem pus algumas hipóteses, às quais respondeu com a lisura e eficiência que lhe são peculiares.

Nas festas de Alcoutim também as doceiras chegaram a utilizara tais gasómetros para exercer a sua actividade e lembra-se bem de nos primeiros anos um indivíduo dos montes do rio montar um barraco para vender uns copos, que era iluminado com candeeiros de acetileno.

Os poucos veículos de tracção animal,à noite, mostravam a sua presença precisamente por este sistema rudimentar de iluminação.

Este candeeiro veio a ser substituído pela ainda utilizada lanterna a petróleo que já referi neste espaço.