segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Demografia na Freguesia de Vaqueiros no ano de 1860



Já abordámos dados desta natureza e referentes a esta freguesia mas em relação ao ano de 1871.

Ainda que em moldes semelhantes não irão ser um decalque absoluto.

Estes referem-se a onze anos antes daqueles e apresentam movimentos menores.

Nasceram e receberam o sacramento do baptismo nesta freguesia 33 indivíduos, sendo 16 do sexo masculino e 17 do feminino pelo que ocorreram mais seis do que faleceram, representando assim um aumento de 10%.

Quanto a óbitos, os 27 ocorridos foram distribuídos 7 pelo masculino e 20 pelo feminino.

Não tomando em consideração para cálculo da média de idade os indivíduos falecidos até ao 7 anos, a média no sexo masculino foi de 46,5 anos e no feminino de 48,17 o que dá a média geral de 47,33.

As pessoas mais idosas que morreram foram um homem de 82 anos, de nome Manuel Lourenço, no Monte da Corte (?), viúvo de Francisca Maria e filho de Manuel Fernandes e de Maria Gomes. Aconteceu no dia 11 de Novembro. A outra foi uma mulher da mesma idade e no monte das Alcarias. Chamava-se Maria Gomes, era viúva de Manuel Pereira, filha de Manuel Gomes e de Inês Martins e faleceu no dia 17 de Setembro.

Os meses mais mortíferos foram os de Março e Setembro, ambos com cinco casos. Em contrapartida foi em Janeiro, Abril e Maio quando o número de nascimentos foi maior (5).
No monte das Madeiras nasceu uma neta do antigo Presidente da Câmara da Alcoutim em 1839, António Gonçalves e filha de seu filho Francisco Gonçalves.

Salvo raras excepções, foi celebrante destes actos o Prior de Vaqueiros, José Maria Reis.

Pela primeira vez encontrámos a numeração de casa na freguesia e foram indicadas cerca de meia dúzia, tanto na aldeia como nos montes, contudo, na maioria dos assentos o número da casa ficava em branco, certamente por desconhecimento. Isso devia ter acabado, pois no ano de 1871 já não aparece essa referência nos termos lavrados.

Para avaliação a nível de localidades apresentamos um quadro demonstrativo.

Por não ter havido movimento não aparecem referidos os seguintes montes: Vale da Rosa, Fortim, Cabaços, Cerro, Alcaria, Casas, Galachos, Montinho da Várzea, Casa Nova, Galego e Bemposta.