sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Chocalhos



O chocalho é uma espécie de campainha de metal, com badalo e que se assemelha a um pequeno sino.

É utilizado para se colocar ao pescoço dos animais, gado (bovino, ovino e caprino) ou então em bestas de carga.

O fundamento é o retinir do badalo que assim possibilita a localização do animal.

O chocalho é um instrumento antigo, que remonta da Idade Média. Era utilizado para conduzir e ajudar a guarda do gado.

As juntas de bois quando iam à feira para venda, era normal cada animal trazer um chocalho, igual na forma, no tamanho e no timbre, o que dava um toque de distinção ao gado.

Os chocalhos são de tamanhos diferentes conforme os animais para que são feitos, existindo igualmente diferenças no formato que também tem a ver com a região onde se usa. Não é uniforme a maneira de os colocar ao pescoço dos animais.

Talvez possamos dizer que a Vila de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, é a capital do chocalho pela antiga tradição do fabrico de chocalhos que chegou aos nossos dias e onde existe o "Museu do Chocalho", aí se expõem centenas de exemplares de várias formas e tamanhos, sendo propriedade do artesão local, João Chibeles Penetra.

O chocalho reboleiro é executado em chapa de ferro de cor acobreada, é cilíndrico e originário de Alcáçovas. A asa, que faz a ligação ao pescoço por intermédio de uma coleira com fivela, é semicircular. O badalo é de azinho do mesmo comprimento e é fixo por uma fita de cabedal.

Em Alcoutim os guias dos rebanhos não deixam de os trazer, como alguns muares e bovinos.

NotaOs chocalhos apresentados fazem parte da colecção do Sr. António Mestre, da Corte Tabelião.