quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Andebol em Alcoutim!



É verdade, andebol em Alcoutim e há 61 anos!

A nível de Grupo Desportivo de Alcoutim desde 1967 não me consta que tenha sido modalidade desportiva praticada e depois da criação da Escola C+S também não tenho conhecimento que isso tivesse acontecido.

Esta foto, que me foi cedida pelo meu colaborador e amigo Gaspar Santos, é datada com “Recordação do dia 13 de Setembro de 1950 e referente à equipa vencedora.

Julgo que foi tirada no Campo da Fonte Primeira junto à Ribeira da Cadavais, como parece indicar o canavial que se vê ao fundo.

Os jovens de então aproveitaram o dia da Feira de Alcoutim para confraternizarem e praticarem desporto.

Foi nestas alturas que a juventude se movimentou para tentar animar a Feira de Vila que já se encontrava em pleno declínio introduzindo a “festa”. A verdade é que a feira só existe no papel e que se extinguiu completamente. No concelho, quem quer ir à Feira vai ao S. Marcos e não sei até quando durará.

Foram os poucos estudantes da época que teriam aprendido as regras do jogo praticando-o em liceus ou colégios e que o ensinaram aos jovens locais. Os jogos eram disputados entre equipas formadas na ocasião, como se fazia com o futebol, ora escolho eu, ora encolhes tu, muda aos cinco e acaba aos dez!

Isto é uma sugestão minha que não deve andar muito distante da realidade.

Oe elementos estão todos identificados. De pé, da esquerda para a direita, Gaspar Santos, José Afonso, Fernando Dias (fal.), José Martinho e José Cavaco Peres. No primeiro plano e pela mesmo ordem, Mário Baptista, João Mestre (fal.) e Lázaro (fal.)

Mais um documento para a história de Alcoutim.