sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Invasão de Junot no Algarve



Mais uma obra indispensável em qualquer biblioteca, pelo menos no Algarve. Que seja do meu conhecimento não existe na chamada biblioteca da Casa dos Condes, em Alcoutim, o que segundo o meu ponto de vista é uma falha.

A edição é de 1941 e há muito que se encontrava esgotada.

Consegui encontrá-la para uma consulta rápida em finais da década de 70 do século passado, numa biblioteca de Faro. Ainda que a leitura tivesse sido rápida e só de algumas páginas, por absoluta falta de tempo, mesmo assim fiz uma pequena citação a pág. 365 do meu livro, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (Subsídios para uma monografia), 1985.

A Invasão de Junot no Algarve (Subsídios para a História da Guerra Peninsular – 1808 – 1814) constituiu a tese de licenciatura de Alberto Iria em Ciências Histórico ou Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi editada pelo autor em Lisboa no ano de 1941 e segundo parece sem qualquer auxílio económico de qualquer entidade, já que não se alude a tal.

A edição que tive o gosto de adquirir é fac-similada da primeira edição, enriquecida com vários testemunhos sobre o autor, tendo uma tiragem de 500 exemplares e é da responsabilidade de Livro Aberto, Editores Livreiros Lda. 2700-193 – Amadora, 2004.

Adquiri-o na Livraria Letra Livre, Calçada do Combro 139, 1200-113-Lisboa.

O livro comporta 476 páginas de 17,5X24 e mais 70 de homenagem ao autor e que antecedem o trabalho.

Já o acabei de ler e agora fiquei com uma noção mais aproximada do que se passou no Algarve em tal período.

Encontrei mais umas tantas referências a Alcoutim, onde, o Juiz de Fora era partidário dos franceses.

Tive o prazer de conhecer e falar duas ou três vezes com o Dr. Alberto Iria que teve a amabilidade de me oferecer com dedicatória um dos seus trabalhos. Trocámos também alguma correspondência que guardo com todo o interesse. Era uma pessoa de grande simplicidade, tive ocasião de escrever sobre ele meia dúzia de palavras mo Jornal do Algarve quando faleceu e onde então eu colaborava.