terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coentro


(Retirado com a devida vénia de http://www.dicasdecozinha,com.br)

Admito que seja a planta aromática mais utilizada no concelho de Alcoutim, onde ninguém passa sem ter uma leirinha de coentros!

É provável que seja originária da bacia do Mediterrâneo e que possa estender-se pelo Cáucaso. É já conhecida por gregos e romanos que a utilizavam na culinária e em bebidas.

Começou a espalhar-se pela Europa e América acabando por difundir-se por todo o Mundo principalmente pela Ásia.

O coentro (Coriandrum sativum, Lin ) é planta anual de que existem várias espécies, cultiva-se em Portugal, nomeadamente no sul, onde é muito utilizada como condimento alimentar.

As folhas são verdes e recortadas e as flores pequenas e brancas, sendo a semente redonda e de cor bege.

As folhas que exalam um cheiro característico são utilizadas na culinária, principalmente em pratos de carne com destaque para o porco e o borrego, enquanto a semente é mais destinada à confecção de certos produtos farmacêuticos.

Ainda que sejam os alentejanos os maiores utilizadores desta planta, sendo uma das atracções da sua gastronomia, os algarvios, principalmente os da Serra e os ribatejanos também praticam o seu uso.

É anti-séptico e calmante. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição. Alivia vómitos e flatulência, estimulando o apetite.

É utilizada igualmente na culinária na região norte do Brasil, na Índia e no mundo árabe.