sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lembrado em terra alheia (...)



RUA DR. JOÃO DIAS – Médico (1932-2007) é uma placa toponímica que podemos encontrar num arruamento da Vila de São Brás de Alportel que assim prestou homenagem ao médico, natural da vila de Alcoutim, que ali desempenhou com extrema dedicação a sua actividade de clínico e que os são-brasenses souberam reconhecer e homenagear após o seu falecimento.

Tivemos oportunidade de escrever sobre ele, após um ano do seu falecimento, num mensário regional, algumas palavras, o que fizemos não por uma questão de amizade que existia mas sim de justiça.

Se o Dr. João Lopes Dias fez “coisas” para merecer a homenagem que lhe prestaram os filhos daquele jovem concelho do Algarve, não fez menos, pelo contrário, em relação ao concelho onde nasceu e onde exerceu durante vários anos a sua actividade clínica.

Bastará dizer que era o único profissional de saúde existente no concelho onde não havia qualquer diplomado em enfermagem e aqueles que o auxiliavam nessa tarefa tinham de ser por si preparados!

E as chamadas nocturnas aos mais distantes montes do concelho, a que nunca se negava, parte do trajecto feito no seu veículo automóvel e outra a pé ou de macho pois não existiam estradas!

O Dr. João Dias foi médico por vocação e não por tradição familiar ou qualquer outro motivo, por isso mesmo dedicou toda a sua vida à profissão que escolheu e dignificou.

Como então dissemos no escrito que lhe dedicámos, aqui repetimos: O DR. JOÃO LOPES DIAS FOI O ÚLTIMO JOÃO SEMANA DE ALCOUTIM, na esteira de seu pai, Dr. João Francisco Dias e do Dr. José Pedro Cunha.

[Aspecto da Rua Dr. João Dias na vila de S. Brás de Alportel. Foto LG]