quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Futuro Museu Dr. João Francisco Dias




Reportagem de

Gaspar Santos


Foi assinado, em 5 de Setembro de 2011, o protocolo de cedência do espólio do Dr. João Francisco Dias, entre a Câmara Municipal de Alcoutim e a família deste notável médico e benemérito de Alcoutim, falecido em 1955 com apenas 57 anos quando muito ainda havia a esperar da sua acção. Essa cedência será por 5 anos renováveis e sujeita às cláusulas agora assinadas.

É o ponto de partida para a criação de uma exposição permanente no edifício da Santa Casa da Misericórdia que foi o Hospital em que, com reduzidas condições, este médico realizou muitas e bem sucedidas intervenções cirúrgicas.

A cerimónia da assinatura realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal com a presença dos familiares, nora e netos, Presidente da Câmara Dr. Francisco Amaral, Provedor da Misericórdia de Alcoutim Rui Cruz e dois amigos Carlos Brito e o colaborador deste blogue.

Essa exposição permanente será constituída pela biblioteca pessoal perfeitamente actualizada ao tempo do seu falecimento, 93 instrumentos de cirurgia e de obstetrícia, marquesas, secretárias, estantes, vitrinas e de objectos de uso pessoal como óculos, bilhete de identidade, álbum de fotografia com familiares, colegas, amigos e pacientes e alguns jornais da época com extensas referências elogiosas à sua vida e obra.

A exposição permanente terá ainda o registo das cirurgias efectuadas desde 1930 e do resultado final de cada uma.

Consideramos significativa neste espólio a última receita passada pelo Dr. Dias no próprio dia da sua morte 8 de Março de 1955.

Salientamos ainda que são destinados a essa exposição alguns jornais da época que se referiram à sua morte.

Assinaram em representação da família os dois netos João Francisco Lopes Dias e João Cassinelo Dias.
Assinou por parte da Câmara Municipal o seu Presidente Dr. Francisco Caimoto Amaral após ter procedido à leitura dos termos do protocolo.

[Constituição da Mesa. Foto GS]

No final da cerimónia a Dr.ª Victória Cassinelo Dias, nora do Dr. J. Francisco Dias, proferiu algumas palavras de agradecimento aos presentes e fez uma exposição sobre os objectos que a família vai ceder, donde retirámos tópicos para esta notícia. Fez ainda um apelo a familiares e amigos para que contribuam com a doação de algum objecto que possuam, recordando esta insigne personalidade, para perpetuar a sua memória.

[Dra. Vitória Cassinelo usando da palavra. Foto GS]

Fez-se em seguida uma visita ao espaço do antigo Hospital da Misericórdia e ao cemitério onde foram colocadas flores nas campas do Dr. João Francisco Dias, da esposa e do filho João, também médico e nosso amigo.