quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Forcado



Esta alfaia agrícola pode ser totalmente de madeira ou de ferro com uma haste (cabo) de madeira de comprimento variável e que andará entre 1,5 m e 2 m.

No concelho de Alcoutim usava-se principalmente este último tipo, que termina em duas pontas, destinando-se a levantar palha, estrume e outras coisas do mesmo género. Se tiver três pontas e existem noutras zonas, continua a chamar-me forcado.

A palavra forcado deriva do latim furca.

O seu uso é muito antigo.

Depois da lavra da terra apanhava-se o mato, que se juntava em círculos a que chamavam gochas, ou seja uma espécie de paveia de mato e a que se lançava fogo em Setembro, o queimar da terra, a cinza produzida constituía um adubo natural, de tal maneira que quando o trigo ou outro cereal estavam prontos a segar, o seu desenvolvimento distinguia-o dos restantes.

O fogo era transmitido às restantes gochas com o uso do forcado.

Nos sete ou oito dicionários que consultámos não conseguimos encontrar o vocábulo gocha e tal só foi possível no sempre útil Dicionário do falar Algarvio, Eduardo Brazão Gonçalves, 1ª Edição, 1988 pois trata-se de um regionalismo. No Alentejo diz-se magocha.

O exemplar que a foto apresenta foi-nos oferecido pelo nosso amigo alcoutenejo, Francisco Mateus Xavier, o que muito lhe agradecemos.